Um enunciado deve ser elaborado de maneira clara e objetiva, definindo claramente as tarefas solicitadas. Deve incluir todas as informações necessárias. A falta ou excesso de dados ou informações pode dificultar a compreensão do problema ou ainda, conduzir uma questão sem resposta.
Sequência de palavras de forma a constituir uma frase, um conjunto de frases ou um pensamento acabado. Neste último sentido, uma simples palavra significativa: “Ninguém!” (por exemplo, resposta chave conhecida da peça de Almeida Garrett, Frei Luís de Sousa) pode constituir um enunciado.
O que é enunciado? Trata-se da unidade real da comunicação verbal, na qual se encontram as mais variadas formas de expressividade linguística. De maneira geral, os enunciados podem ser considerados como sendo acontecimentos discursivos, isto é, são as unidades de comunicação/interação entre os sujeitos.
Destaque as informações. Depois de ler com atenção o enunciado, é hora de destacar algumas informações relevantes para solucionar a questão. Caso seja permitido o uso de canetas de diferentes cores na hora da prova, use uma delas apenas para isso.
Existem ainda cinco tipos ou classes essenciais de enunciados: declarativo ou enunciativo, interrogativo, imperativo-exortativo, vocativo e exclamativo.
Significado de Enunciado substantivo masculino Exposição simplificada que explica ou demonstra uma proposição: o enunciado de uma teoria. [Linguística] Segmento ou todo de um discurso que, sendo oral ou escrito, está relacionado com o seu contexto.
A opção correta é chamada de gabarito, enquanto as outras quatro são chamadas de distratores. Os distratores, no entanto, não são apenas alternativas erradas, eles contêm respostas com os erros que mais costumam ser cometidos pelos alunos ou apresentam sentido, mas não dentro da proposta da questão.
O enunciado, em termos jurídicos, assemelha-se à súmula. ... Em verdade, a súmula ou o enunciado servem para expressar a orientação de determinados julgadores acerca de um tema controvertido, objetivando divulgar a jurisprudência.
De maneira geral, os enunciados podem ser considerados como sendo acontecimentos discursivos, isto é, são as unidades de comunicação/interação entre os sujeitos.
Para analisarmos um enunciado, é preciso observá-lo a partir de sua relação dialógica, ou seja, como cada enunciado é um elo na corrente de outros enunciados. Essa corrente só pode ser vista na sua atuação e materialização linguística, a exemplo dos textos verbais, orais ou escritos.
Segundo Oswald Ducrot, lingüista atuante na área da Semântica, falar sobre o sentido de um enunciado, fora das circunstâncias possíveis de suas ocorrências, ou seja, fora do contexto e da situação, equivale a abandonar o terreno da experiência e da comprovação, para construir uma hipótese carente de demonstração.
Isso significa que encontramos nos textos (verbais ou não) um exemplo de enunciado concreto. O enunciado e o texto são compreendidos como sendo um só fenômeno concreto, como unidades de intercâmbio verbal.
Como o padrão de beleza mudou?
Como seria o molusco ancestral?
Como funciona a ciência social?
É importante o pai falar com o bebê na barriga?
Como funciona conexão internacional?
Como são determinadas as relações de produção?
Qual a origem da civilização cretense?
Quais os tipos de válvulas hidraulicas?
Tem como um padre deixa de ser padre?
Como funciona o plano de contas?
Como receber um convite do cartão Mais?
Quais os principais elementos para a existência de um contrato de parceria?
Como recortar apenas uma parte da tela?