Curso de Introdução ao Sistema de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CI–SIPAER)
Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos A caminhada para se tornar investigador de acidente aeronáutico é longa: 40 dias de curso básico de prevenção de acidentes aeronáuticos a distância, dez dias de curso de prevenção e, por último, vinte dias de curso de investigação.
Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos Promover a prevenção de acidentes aeronáuticos, preservando os recursos humanos e materiais, visando ao progresso da aviação brasileira.
O CENIPA é o órgão do Comando da Aeronáutica responsável pelas atividades de investigação de acidentes aeronáuticos da aviação civil e da Força Aérea Brasileira.
Com relação ao preenchimento, o RELPREV é simples e intuitivo. O relator deve fornecer dados como o local de ocorrência, data e hora, o tipo de pessoal envolvido e, em seguida, apresentar um breve relato da situação de risco observada. Adicionalmente, o relator pode identificar-se ou não.
1.2.1 O SIPAER integra a infraestrutura aeronáutica, conforme o disposto no art. 25 da Lei nº 7.565, de 19 de dezembro de 1986, que dispõe sobre o Código Brasileiro de Aeronáutica (CBA). 1.2.2 Esta Norma é aprovada pela Autoridade Aeronáutica Militar, de acordo com a competência estabelecida através do § 3º, do art.
a preservação de indícios, a desinterdição da pista e levantamento inicial de danos causados a terceiros e de outros dados necessários a processo de investigação.
No Brasil, à semelhança de países desenvolvidos, há um sistema voltado para a prevenção de acidentes aeronáuticos, o SIPAER. Unicamente com a finalidade de prevenção de acidentes, ao lado de ações pró-ativas, o SIPAER realiza investigações de sinistros (acidentes, incidentes e ocorrências de solo) envolvendo aeronaves.
Comando da Aeronáutica. Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos. CENIPA.
O Brasil possui sete SERIPAS distribuídos por todo o território, as cidades as quais ficam são Belém, PA onde fica o SERIPA 1, em Recife, PE o SERIPA 2, no Rio de Janeiro o SERIPA 3, em São Paulo se posiciona o SERIPA 4, na cidade de Porto Alegre, RS se mantém o SERIPA 5, na capital brasileira Brasília, DF fica o ...
O CENIPA disponibiliza, anualmente, o CALENDÁRIO DE CURSOS, o qual contém os eventos destinados à formação, atualização e ao aperfeiçoamento profissional do pessoal do Sistema de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos-SIPAER, bem como ao intercâmbio de informações com os países amigos.
As indicações de candidatos aos cursos e estágios realizados pelo CENIPA deverão obedecer às condições descritas no item 1.7 da NSCA 3-10(EM PROCESSO DE REVISÃO) FORMAÇÃO E CAPACITAÇÃO DOS RECURSOS HUMANOS DO SISTEMA DE INVESTIGAÇÃO E PREVENÇÃO DE ACIDENTES AERONÁUTICOS/2017.
Os cursos realizados pelo CENIPA, assim como as condições para matrícula, são aqueles constantes no item 2 da NSCA 3-10 FORMAÇÃO E CAPACITAÇÃO DOS RECURSOS HUMANOS DO SISTEMA DE INVESTIGAÇÃO E PREVENÇÃO DE ACIDENTES AERONÁUTICOS/2017, devendo ser observado o Calendário de Cursos para o ano corrente.
Como funciona trava elétrica 2 fios?
Como ligar o HD de um PC em um notebook?
Qual tipo de curativo para ferida infectada?
Como colocar 3 lâmpadas no mesmo fio?
Como identificar um número VoIP?
Como instalar uma tomada com um interruptor?
Como ligar para um ramal interno Intelbras?
Que tipo de blusa usar com calça Mom?
Como lavar salmão para comer cru?
Como usar grão de mostarda na culinária?
Quando usar despite e even though?
Como usar a fita de dupla face?
Como seguir carreira em banco?