Posicione a grelha bem perto da brasa e coloque a carne na parte mais quente. Quando começarem a se formar pingos de líquido na parte de cima, vire a carne. Quando os dois lados estiverem selados, levante a grelha e deixe a carne assar até chegar no ponto desejado.
Como selar a carne? Qual o momento certo de virá-la? Com a cocção em alta temperatura (brasa ou fogão), você posiciona o bife na parte mais quente da grelha ou da chapa e deixa o steak por cerca de 5 minutos. No primeiro momento, é normal que a peça grude na superfície quente.
Em geral, selamos o exterior da carne ou outro alimento em alta temperatura para depois finalizar o cozimento do interior em uma temperatura menor no forno, grelha, churrasqueira ou mesmo frigideira. Ao selarmos a carne, o que acontece é que os seus sucos são preservados, garantindo muito mais sabor e suculência.
Em uma grelha com fogo bem forte, coloque a peça de picanha inteira com a gordura virada para baixo. Aguarde até que o fogo suba e deixe a capa de gordura ligeiramente dourada. Vire a carne com a gordura para cima e asse por mais 3 a 4 minutos. Retire do fogo e deixe descansar por aproximadamente 5 minutos.
Entende-se por selar carnes o processo de fritar a superfície de uma peça de carne a alta temperatura de maneira a “queimar” a sua superfície formando uma camada ou “casca” que deverá impedir que os “sucos” da carne se percam durante o seu cozimento.
25 curiosidades que você vai gostar
A principal diferença do selado para o mal passado é o tom de vermelho do interior da carne, que agora é um pouco mais rosado e opaco.
Selar a carne garante que ela retenha o máximo da suculência durante o preparo. Na churrasqueira já é prática de muitos assadores, mas poucos sabem que é possível e recomendado selar a carne também na frigideira!
O tempo para selar a peça deve ser curto, perto de quatro minutos de cada lado. Retire a picanha da grelha e coloque sobre a tábua com a gordura virada para cima. Vai evitar que a peça fique se movendo, “dançando” na tábua, quando for fatiá-la.
O recomendado é usar uma medida de dois dedos, começando pela parte menor da peça até que alcance o maior pedaço. O tempo de preparo é de 8 minutos para cada lado (aproximadamente) e na distância de cerca de 20 cm entre grelha e brasa.
Leve a chapa ao fogo (forte) e coloque ½ colher de sopa de manteiga e um fio de azeite. Quando a manteiga derreter, coloque os bifes de picanha. Sele um lado dos bifes, vire-os e acrescente a pimenta do reino. Quando o segundo lado do bife estiver selado, sela a gordura da picanha.
Outra dica de ouro é selar a picanha, processo que garante sua suculência. Para isso, coloque a carne a 15 cm da brasa (sem labaredas), com a gordura virada para cima. A gordura da picanha é importante para a hora de assar, pois é capaz de amaciar a carne na medida certa e dar aquele sabor característico do corte.
Para obter uma carne macia, saborosa e suculenta, coloque a peça próxima à brasa do carvão por um período curto de tempo – no máximo 5 minutos de cada lado – para selá-la. “Para quem gosta de cortes mal passados, este é o ponto certo.
A carne só deve receber sal na hora de ir ao fogo para que o sal não roube a umidade do alimento. Se a carne estava em uma marinada, deixe escorrer bem. Pode até retirar o excesso do tempero com um papel absorvente. Quem deseja garantir a carne bem molhadinha pode recorrer a temperos como suco de laranja ou cerveja.
Geralmente, ela precisa de 40 minutos para obter um cozimento uniforme e para ficar crocante por fora e suculenta por dentro. O ideal é que ela fique em uma distância de 40 cm da brasa.
O momento certo de se colocar a carne é quando o carvão está em brasa, com temperatura elevada e coberto por igual, por uma camada de cinza branca, sem chamas ou fumaça.
“Sempre que a carne começar a soltar sangue na parte de cima, é hora de virá-la na churrasqueira. Quando ela não soltar mais nada, significa que está bem passada.”
Se você for fazer a peça inteira, sugerimos fazer cortes na gordura em uma direção e outros cortes em outra, como se estivesse fazendo retalhos, mas bem finos. Isso irá ajudar a picanha a absorver melhor o sal e o suco da gordura, tornando-a mais saborosa e macia.
Se você não tiver sal médio em casa, é fácil fazer. Basta triturar o sal grosso. Em seguida coloque sal no fundo de uma travessa ou assadeira e disponha a peça de picanha ou as postas em cima do sal e jogue um pouco de sal sobre a picanha. Deixe por exatos 5 minutos perto da churrasqueira pra que a carne absorva o sal.
As melhores são as picanhas embaladas por frigoríficos conhecidos. Nas peças de picanha embaladas a vácuo observe se a embalagem tem o selo do Serviço de Inspeção Federal (SIF). Além disso, a embalagem não deve conter sangue em excesso, pois isso significa que a carne está perdendo suco.
Trata-se de uma reação química que gera aquele sabor tostadinho e a coloração dourada da carne selada, o caramelizado que tanto adoramos na carne, na casca do pão... Para esse bronzeamento rolar, é preciso ter aminoácidos, carboidratos e temperatura de mais de 120º C.
Quando a carne bovina é cozida, perde água e encolhe. ... Um benefício nutricional óbvio do cozimento é o fato de que o calor diminui o teor gorduroso da carne bovina pela liquidificação da gordura, e assim esta pode escapar da carne.
Quando seus hambúrgueres estiverem prontos, deixe-os descansar sob papel alumínio por cerca de 10 minutos. Isto permite que os caldos da superfície da carne se redistribuam para o centro, o que significa que o sumo não irá escorrer com a primeira mordida.
Junte o polegar com o dedo indicador e se a carne estiver macia como a “almofadinha”, ela está malpassada. Se a consistência da carne estiver mais parecida com a união dos seus dedos polegar e médio, ela está ao ponto. E se estiver parecida com a união dos dedos polegar e anular, está bem passada.
Encoste as pontas do polegar e indicador e, com a outra mão, pressione a área gordinha; se a resistência da carne for semelhante, ela está mal passada. Se a consistência for mais parecida com a união dos dedos polegar e médio, está ao ponto.
O que é o ponto da carne? O ponto da carne nada mais é do que o ponto de cocção ou cozimento dela. No Brasil existem três tipos predominantes de pontos, mal passado, ao ponto e bem passado, porém entre eles existem mais alguns pontos que são bem conhecidos.
Quanto tempo vive um cachorro no The Sims 4?
Quais são as características das frutas?
Como preparar um brunch caseiro?
Qual é a flor mais linda do Brasil?
Qual é a importância do idoso na família?
Como conversar com uma empresa pelo WhatsApp?
Quanto custa um mestrado em portugal?
Quem usou guanidina pode usar hidróxido de sódio?
Como localizar uma pessoa pelo número de telefone?
Qual o principal foco da antropologia?
Como os mananciais são abastecidos?
Qual o fator de segurança para trabalho em altura?