Na maioria das vezes o álcool faz isso mesmo: prejudica sua memória. Mas em algumas situações específicas ele pode até ajudá-la. Para recuperar as boas histórias da festa passada, por exemplo, o jeito é repetir a noite anterior: beber com as mesmas pessoas, no mesmo lugar.
Quando os níveis de álcool no sangue diminuem, a criação e solidificação de memórias tende a voltar, daí que o blackout seja considerado uma situação temporária.
O excesso de álcool no cérebro leva a efeitos psíquicos como redução da concentração, da atenção, da memória recente e da capacidade de julgamento. E é por isso que depois da farra você pode até se esforçar, mas muitas vezes não se lembra da noite anterior.
Porém, um novo estudo realizado pela Universidade de Missouri, nos Estados Unidos, mostrou que a ideia de que o álcool transforma o indivíduo em “outra pessoa” é um mito. A personalidade praticamente não muda, o que acontece é uma perda de inibições e aumento de extroversão, de acordo com psicólogos.
Um artigo publicado pelo American Addiction Center apontou que diversos fatores podem influenciar na duração do álcool no organismo, como idade, alimentação, gênero, teor alcoólico da bebida, peso e uso de medicamentos. Mas, em média, exames de sangue podem detectar o álcool na corrente sanguínea por até 6 horas.
Para ser capaz de lembrar-se de algo, o seu cérebro precisa passar por três etapas: obtenção, consolidação e recuperação (também chamada de recordação). Se algo dá errado em qualquer dessas três etapas, será difícil trazer à memória a lembrança desejada.
O sistema nervoso também é afetado, então surge a dor de cabeça”, conta Alfredo Salim Helito, clínico geral do Hospital Sírio-Libanês. A única forma de não ter nenhuma ressaca é não beber grandes quantidades, porém algumas medidas simples podem ajudar a melhorar os sintomas. Confira as dicas dos especialistas.
O álcool é uma bebida diurética, isto é, te fará urinar e se desidratar bastante. Assim, é fundamental que você se reidrate ao longo da jornada. Mas não vá pensando em beber mais cerveja só por ela ser líquida... é preciso tomar água pura, sem gás.
Os pesquisadores estudaram 24 amigos estudantes que costumam sair duas ou três vezes por semana, consumindo cerca de cinco bebidas por noite, uma quantidade considerada suficiente para ficar “alterado”. Eles dividiram os bebedores em dois grupos: os que têm um histórico de esquecer as coisas após a noite, e os que não têm.
Quanto tempo posso ficar na experiência?
Como saber os dias úteis do mês?
Qual a taxa cobrada pelo PagSeguro?
Como saber o que meu namorado faz no Instagram?
Quando termina o contrato de experiência?
O que vestir quando não se sabe o que vestir?
Como descobrir conta e agência Banco do Brasil?
O que são tornados e furacões?
Quais são os tipos de chamados de Deus?
Como saber o nome do meu provedor de internet?
Como fazer os acordes no teclado?
Como lavar travesseiro da Nasa em casa?
Tem como ver o que está vinculado ao meu E-mail?
Como surgiram as cidades satélites?
Quantas horas uma vaca leva para parir?
Como restaurar histórico de pesquisa do Google?