A seguir, você confere algumas dicas para encorajar um dependente a fazer uma consulta com psiquiatra.
Ouça em voz altaPausarSeja imparcial e busque demonstrar compreensão Às vezes, o que é tranquilo para você pode gerar um momento de elevado estresse na vida de outra pessoa. Ao falar sobre o problema e sugerir ajuda, entre suas técnicas de convencimento, busque sempre ter empatia e, portanto, se colocar no lugar do outro.
Ouça em voz altaPausarO ideal é conversar e explicar o motivo pela procura médica ou psicológica, dependendo do que você sente e como você sente o especialista pensará no diagnóstico e nas melhores possibilidades de tratamento.
Ouça em voz altaPausarNa primeira consulta, o psiquiatra pergunta ao paciente o que o levou até ali. Além disso, pede informações sobre ele e seus hábitos. Por exemplo: histórico de transtornos mentais na família, trabalho e relacionamentos. Esses detalhes são importantes para que o médico entenda o paciente.
Ouça em voz altaPausarVocê deve ir ao psicólogo (a) primeiro pois é ele(a) que cuida de conflitos psicológicos, em terapia sem uso de medicamentos. O psiquiatra trata de doenças mentais com medicamentos, ou seja, em casos mais graves. O psicólogo(a), em primeira instância saberá avaliar a sua situação e orientá-lo (a).
Ouça em voz altaPausarProcurar um psicólogo para trabalhar as questões comportamentais e um psiquiatra, para ver a necessidade de medicação são de grande valia. Importante quem lida com essa pessoa buscar terapia.
Ouça em voz altaPausarTente convencê-la a sair de casa, praticar algum exercício ou atividades que lhe proporcionem prazer. Faça passeios com ela, pois a mudança de ambiente e de foco pode ajudar a esquecer dos problemas, pelo menos por alguns momentos.
Todavia, elas também podem ajudar no tratamento de pessoas com quadros psiquiátricos. É nesse momento que se faz necessária a intervenção dos dois profissionais, tanto o psicólogo quanto o psiquiatra.
O psiquiatra é um médico que, além dos 6 anos de medicina, faz mais 3 anos de especialização em psiquiatria. Por ser uma especialidade médica, ele pode fazer o diagnóstico de doenças psiquiátricas, tratar, curar e promover qualidade de vida.
O psiquiatra, porém, não precisa ser a sua primeira escolha. Muitas vezes, quem desconfia estar com depressão se sente mais confortável ao conversar com um médico já conhecido, como o ginecologista, cardiologista ou médico da família.
Ir ao psiquiatra, um dos profissionais indicados em casos de depressão, ainda é tabu e motivo de vergonha para muita gente. Para deixar as ressalvas e preconceitos de lado, procuramos um especialista para esclarecer o que esperar de uma consulta psiquiátrica. Como funciona o diagnóstico? Ele irá receitar remédios?
O que é a variabilidade genética?
Como passar de radianos para rotações por minuto?
É feriado dia 20 de novembro em Piracicaba?
Qual é a maior palavra do mundo inteiro?
Quais são os sintomas de uma pessoa com cirrose?
Quanto tempo demora para crescer a sobrancelha masculina?
Quais são os tecidos mais quentes?
O que olhos nao ve o coraçao nao sente?
Qual é o prazo para impugnar a contestação?
O que é proclamação da republica?
Quais doenças causa perda de peso?
Como me inscrever no Encceja 2021?
Quantos patrocinadores tem o Messi?
Como calcular a massa molar do oxigênio?
Qual é a origem do sobrenome Campos?
O que é um assistente pessoal?
Quantos idiomas são falados no mundo?