Rigidez de nuca - queixa espontânea do paciente ("pescoço duro"), avaliado através da movimentação passiva da cabeça em decúbito dorsal. A capacidade do paciente de encostar o queixo no peito ativamente tem boa acurácia para excluir esse achado.
A rigidez de nuca pode ser testada através da incapacidade do paciente em realizar a flexão do pescoço ou quando este apresenta flexão do joelho ou quadril em resposta ao movimento forçado do pescoço (sinal de Brudzinski).
Figura 3 - Para examinar o sinal de Kernig, é preciso flexionar a coxa e o joelho. Na presença de irritação meníngea, a extensão passiva da perna produz dor. Figura 4 - O sinal de Brudzinski é positivo quando a flexão passiva do pescoço resulta na flexão espontânea dos quadris e dos joelhos.
O Teste de Kernig consiste na extensão da perna, estando a coxa fletida em ângulo reto sobre a bacia e a perna sobre a coxa, conforme a figura abaixo. Considera-se a prova positiva quando o paciente sente dor ao longo do trajeto do nervo ciático e tenta impedir o movimento.
Sinal de Kernig
Com a pessoa em decúbito dorsal (deitada de barriga para cima), o profissional de saúde segura a coxa do paciente, fletindo-a sobre o quadril e depois esticando-a para cima, enquanto a outra se mantém esticada e depois faz o mesmo com a outra perna.
38 curiosidades que você vai gostar
Sinal de Kernig
Quando o sinal é positivo, o paciente sente dor, resistência e incapacidade de estender o joelho por completo. Outra definição dada ao sinal de Kernig é a incapacidade do paciente em estender o joelho além de 135° graus enquanto mantém o quadril flexionado.
A meningite é uma síndrome na qual, em geral, o quadro clínico é grave e caracteriza-se por febre, cefaléia intensa, náusea, vômito, rigidez de nuca, prostração e confusão mental, sinais de irritação meníngea, acompanhados de alterações do líquido cefalorraquidiano (LCR).
- Teste de Lasègue Sentado: paciente sentado na borda da mesa com quadril e joelhos fletidos e se realiza uma extensão gradual do joelho. Teste é considerado positivo se o paciente sentir dor no trajeto do nervo.
Sinal de Giordano
O sinal de Giordano é utilizado na pesquisa de pielonefrite ou litíase renal. Para ser detectado, deve ser realizado uma percussão com a mão em forma de punho no dorso do paciente no nível da 11° e 12° costela, com uma mão realizando o amortecimento.
Quais são os três tipos de política pública?
Quantas calorias tem uma surpresa de uva?
Qual compressa usar para dor de artrose?
Qual a diferença entre auxílio-doença e benefício por incapacidade?
Como as pessoas da Idade Média escovava os dentes?
Quanto maior a entrada menor a taxa de juros?
Como acontece a internação compulsória?
O que vem escrito no exame de DNA?
Como combater lagarta militar?
O que é o ativo circulante Líquido?
Qual a melhor estação do ano para emagrecer?
Como ser ético no ambiente de trabalho?