O plantio de lúpulo pode ser realizado em solo argiloso ou arenoso, com boa drenagem, boa fertilidade e pH entre 6,2 e 6,8. Além disso, o solo deve permanecer úmido e apresentar boa carga de matéria orgânica. Quanto à faixa de temperatura ideal para o plantio de lúpulo, ela pode variar de 5°C a 22°C.
O arranjo de plantas foi de 1,00 m entre plantas e 3,5 m entre linhas, totalizando uma densidade de 2.857 plantas por hectare, sendo que o plantio das mudas ocorreu em outubro de 2017.
O cultivo de lúpulo no Brasil tem grande potencial, se forem considerados os resultados positivos já obtidos, atrelado às boas condições de clima e solo, além da grande extensão territorial que há no Brasil”, disse O consultor técnico Stéfano Gomes Kretzer do IICA/MAPA.
A planta é uma trepadeira que precisa de muita luminosidade para se desenvolver. Ela cresce até 30 centímetros por dia e chega a 6 metros de altura. O custo para implantação da cultura é de R$ 80 mil por hectare, e a produtividade média é de um quilo por planta.
Lúpulo, ou pé-de-galo, é uma liana, angiosperma, da espécie Humulus lupulus, da família Cannabaceae, nativa da Europa, Ásia ocidental e América do Norte. É uma planta dioica, perene, herbácea, que cresce brotos no início da primavera e definha como um rizoma endurecido no inverno.
A planta é perene e produz uma vez por ano. O seu crescimento é rápido, chegando a crescer até 30 cm por dia. A altura média da planta é de 5 metros, mas as plantas da família Silveira, em 3 meses de desenvolvimento, desde o plantio, medem mais de 7 metros de altura.
15 anos
O lúpulo é uma planta perene (não precisa ser plantada a cada nova safra), com duração comercial por um período de 12 a 15 anos. A partir do terceiro ano, a planta inicia o potencial produtivo.
Após o plantio o lúpulo começa a produzir em torno de 2 a 3 meses. A melhor época para podar a planta é no início do inverno.
O Brasil produz lúpulo sim! Em Minas Gerais, na Fazenda Fartura em Rio Espera (zona da mata) encontra-se a Mangava Lúpulo, um cultivo que busca, desde 2017, ser para a produção cervejeira nacional uma alternativa de qualidade.
Embora o momento mais apropriado para plantá-la no chão é no final da primavera, se na sua região não houver temperaturas abaixo de 7°C, a muda pode ser plantada no ano todo. São em épocas quentes que o lúpulo vai crescer com mais vitalidade.
A melhor época para plantar lúpulo é entre agosto e outubro, após os dias mais frios do inverno. Para ajudar você, preparamos abaixo um passo a passo prático para realizar o seu sonho de plantar o seu próprio lúpulo.
Você deu à sua planta de lúpulo um espaço horizontal suficiente para se espalhar. Agora você deve se preocupar com o espaço vertical. Lembre-se de que as plantas de lúpulo são trepadeiras e podem atingir 7 metros de altura ou até mais. Com esse tipo de alcance, elas precisam de uma forte estrutura de suporte para evitar que caiam com o vento.
O cultivo do lúpulo requer condições especiais, sendo que a incidência solar é um fator importante para a sua produtividade, entretanto, altas temperaturas (acima de 32 °C) podem cessar o seu crescimento.
Os lúpulos são relativamente fáceis de cuidar e são bastante vigorosos, alguns podem até dizer que são invasivos. Eles são tolerantes à seca, mas se saem bem em climas com precipitação variada, desde que a drenagem seja boa. Primeiro de tudo e talvez o mais importante, você precisa pensar bem na localização da sua planta.
Como surgiu a cirurgia segura?
Onde se localiza o diafragma no corpo humano?
Qual o valor máximo que o FIES financia?
O que é diâmetro de uma forma redonda?
Qual brinquedo está vindo no McLanche feliz?
Pode partir comprimido ao meio?
Como enviar mensagem em massa no WhatsApp Business grátis?
Como calcular a altura do telhado com inclinação?
Porque as abelhas aparecem na casa?
Qual o nome do curso para ser pastor?
Quanto tempo leva para se tornar um oficial do Exército?
Quais os principais tipos de sistemas distribuídos?
Qual foi o império que conquistou mais territórios na história?