Observação da lâmina
Na presença de qualquer alteração nas células e de leucócitos imaturos deve-se realizar a revisão da lâmina hematológica para um diagnóstico mais preciso.
Com o auxílio de outra lâmina, colocar a gota de sangue em contato com sua borda, formando um ângulo de 45°, esfregar uma lâmina sobre a outra rapidamente, antes que o sangue seque ou coagule. Esperar o esfregaço secar. Identificar a lâmina pela cabeça do esfregaço com o auxilio de outra lâmina ou lápis.
1) Contar plaquetas em 10 campos aleatórios do esfregaço (com boa distribuição celular). 2) Realizar a média do somatório das plaquetas destes 10 campos. 3) Multiplicar o número médio de plaquetas por campo pelo fator.
A lâmina é sempre maior que a lente, então para visibilizar todas as estruturas deve-se mover a lâmina, ex.: uma lâmina de sangue contém muitas células diferentes e nem sempre elas estão uniformemente distribuídas.
Mielócitos e metamielócitos: são células de defesa imaturas, o que significa que a medula óssea está liberando-as antes do tempo.
O sangue periférico é constituído por três diferentes linhagens celulares: glóbulos vermelhos, eritrócitos ou hemácias; glóbulos brancos ou leucócitos; e plaquetas ou trombócitos.
O hemograma, também conhecido por hemograma completo, é um tipo de exame que analisa informações específicas sobre os tipos e quantidades dos componentes no sangue, como: Glóbulos vermelhos (hemácias); Glóbulos brancos (leucócitos); Plaquetas (coagulação sanguínea);
A contagem diferencial de leucócitos determina as proporções entre os diversos tipos e a presença de células imaturas. Essa informação é útil para o diagnóstico de muitas doenças, em especial infecções. Os leucócitos são produzidos na medula óssea. Protegem o corpo contra infecções e participam de reações imunológicas.
A contagem diferencial é feita com objetiva de imersão (100X). Contar 100 leucócitos, diferenciando-os em: - Neutrófilos Bastonetes; - Neutrófilos Segmentados; - Eosinófilos; - Basófilos; - Linfócitos; - Monócitos. Os eritroblastos também devem ser contados, porém sem incluí-los, nos 100 leucócitos.
O hemograma pode ser realizado utilizando equipamentos não automatizados, erroneamente denominados “metodologia manual” e, também, por meio de equipamentos automatizados com ampla variação tecnológica eletrônica associada à informática.
A centrífuga ou microcentrífuga fornece o valor do hematócrito, enquanto que o espectrofotômetro ou fotocolorímetro permite a leitura da hemoglobina. É fundamental que todos esses equipamentos sejam de boa qualidade e sensibilidade tecnológica.
Hemoglobina - é a proteína responsável por dar a cor vermelha às hemácias, e grande responsável pela condução de oxigênio, quando esta se apresenta com níveis baixos a pessoa apresenta palidez, falência de órgãos por falta de oxigênio e o sangue descolorado.
Através do microscópio são feitas as contagens de eritrócitos, leucócitos (total e diferencial) e de plaquetas, usando câmara de Neubauer e lâmina corada. A centrífuga ou microcentrífuga fornece o valor do hematócrito, enquanto que o espectrofotômetro ou fotocolorímetro permite a leitura da hemoglobina.
Porque não pode falar o nome de Deus?
Qual é a parte mais quente do Sol?
Quanto ganha um piloto de avião nos Estados Unidos?
Qual a organela que tem como principal função a oxidação de ácidos graxos?
Quais são os benefícios econômicos e ambientais da implantação da ISO 14000?
Como duplicar um vídeo no YouTube?
Quais são os crimes hediondos e equiparados no Brasil?
Quando é necessário tomar hormônio do crescimento?
Quando se deve tomar vitamina B12?
Qual a fraqueza da fruta do veneno?
Quais são os 3 modos de operação de um amplificador operacional?
Onde reclamar do provedor Terra?
Quanto ganha um auditor fiscal do município?
Como devem ser feitos a instituição de condomínio?