Exemplo de extinção: imagine que você ensinou seu cão a levantar as patas. Com o tempo, o truque tornou-se menos interessante. Você para de recompensar o comportamento e, eventualmente, para de pedir ao animal para levantar as patas. Eventualmente, a resposta torna-se extinta, e o cão não exibe o comportamento.
Naquilo que é chamado 'extinção operante', uma resposta torna-se cada vez menos freqüente quando o reforçamento não mais acontece (SKINNER, 1953, p. 69). Por exemplo, você costumava a ir a uma festa por causa da música. A música é o que reforça o seu comportamento de ir a essa festa.
A extinção gera variabilidade, porém, há certa regularidade na probabilidade de emissão das respostas durante a extinção (e.g., Stevenson & Clayton, 1970).
A extinção é a suspensão do reforço para a resposta condicionada, fazendo com que ocorra uma diminuição da frequência da resposta, ate que ela pare de existir e só ocorram comportamentos que já eram frequentes antes do condicionamento.
O termo extinção refere-se ao processo de desaparecimento de uma resposta do repertório de um indivíduo. No paradigma respondente, a extinção ocorre quando um estímulo condicionado (CS) pára de eliciar uma determinada resposta (CR).
Exemplo de extinção : imagine que você ensinou seu cão a levantar as patas. Com o tempo, o truque tornou-se menos interessante. Você para de recompensar o comportamento e, eventualmente, para de pedir ao animal para levantar as patas. Eventualmente, a resposta torna-se extinta, e o cão não exibe o comportamento.
Fatores que podem influenciar a Extinção. Uma série de fatores pode influenciar a forma como um comportamento é resistente à extinção. A força do condicionamento original pode desempenhar um papel importante. Quanto mais tempo o condicionamento ocorreu e a magnitude da resposta condicionada pode tornar a resposta mais resistente à ...
Catania (1999/1998) ressalta duas propriedades diferentes da extinção: a quebra da relação de contingência entre a resposta e a consequência reforçadora e a ausência do estímulo reforçador. Cada uma dessas propriedades tem efeitos diferentes no responder do sujeito que se sobrepõem no processo de extinção.
Além disso, muito característico da extinção operante são efeitos como: (1) aumento da freqüência de resposta logo no início do processo; (2) aumento na variabilidade da topografia de respostas e (3) eliciação de respostas emocionais (Moreira e Medeiros, 2007). Para explicar esses efeitos, voltemos ao exemplo de Pedro ao ligar a tevê.
Como elaborar um plano de bonificação?
Como é feita a drenagem pleural?
Qual a principal diferença entre concretos e argamassas?
O que é um verbo transitivo indireto exemplos?
Quem tem insuficiência renal pode comer sal?
Qual é o lado negativo da internet?
Como encontrar o Giovanni Pokémon GO 2021?
Quem tem direito ao auxílio estudante?
O que são transformação reversível é irreversível?
Qual a vantagem do sistema operacional Android?
Quanto tempo depois da colonoscopia posso comer?
Quantos lumens tem uma ring light?
Quantos MPa deve ter uma laje?