Pacientes com suspeita clinica de TEP e sem sinais ou sintomas de TVP devem ser submetidos à angiografia pulmonar por TC espiral. Salienta-se que a realização desse exame requer a utilização de contraste iodado. Pacientes que têm contra- indicação à utilização do meio de contraste devem realizar cintilografia pulmonar.
Protocolo para Suspeita de TEP Em outras palavras, é apenas com um protocolo estruturado é que podemos salvar vidas, e ao mesmo tempo evitar gastos desnecessários com coleta de D-dímero, ou ainda com realização de tomografia computadorizada com contraste, um exame de alto custo e cheio de riscos.
Suspeita clínica: com base na história clínica, exame físico, radiografia do tórax, eletrocardiograma e análise dos gases arteriais, é feita a suspeita clínica de TEP, que é classi- ficada em alta, média ou baixa probabilidade.
Os sintomas de embolia pulmonar variam, mas, geralmente, incluem falta de ar. Os médicos costumam diagnosticar a embolia pulmonar procurando por uma obstrução da artéria pulmonar através da angiografia por tomografia computadorizada (TC) ou cintilografia pulmonar.
Pacientes com suspeita clinica de TEP e sem sinais ou sintomas de TVP devem ser submetidos à angiografia pulmonar por TC espiral. Salienta-se que a realização desse exame requer a utilização de contraste iodado. Pacientes que têm contra- indicação à utilização do meio de contraste devem realizar cintilografia pulmonar.
A angiotomografia é um exame que combina técnicas de tomografia computadorizada e angiografia, permitindo estudo detalhado de veias e artérias. O procedimento é não invasivo e ajuda no diagnóstico de doenças do sistema circulatório.
A tromboembolia pulmonar (TEP) aguda é uma das principais causas de emergência cardiovascular e, em cerca de 25% dos casos, a manifestação clínica inicial é a morte súbita.
O diagnóstico de TEP só é feito se o TEP for lembrado! E o TEP só é tratado quando descoberto. Dos pacientes que não são tratados, 30% morrem! Qual a fisiopatologia do TEP?
Os sinais e sintomas são inespecíficos e isoladamente revelam pouco na identificação do TEP, pois são comuns a diversas patologias. Os sinais e sintomas apresentados pelo indivíduo devem ser valorizados no seu quadro clínico e conjugados com investigação complementar, antes de estabelecer o diagnóstico de TEP.
Os achados clínicos de TEP são muitas vezes pouco específicos, o que dificulta a esquematização de uma suspeita diagnóstica. Os pacientes podem apresentar desde dispnéia leve ou serem assintomáticos em casos de TEP pequeno, até instabilidade hemodinâmica com evolução para parada cardiorrespiratória em TEP maciço.
- Estruturas vasculares, artérias pulmonares. - Nosso aparelho de tomografia é um dos mais sofisticados, faz exames em terceira dimensão, e de alta resolução, faz espiral, helical e realiza cortes finos; - São feitas inúmeras imagens no plano axial, sem ou com a injeção de contraste por via endovenosa, dependendo de indicação médica.
Qual é o nome do ponteiro que marca as horas?
Porque o pão francês se chama cacetinho?
Como se chama o processo de divisão de células?
Como chama o pano que coloca no olho para dormir?
Como se chama o curso de tirar sangue?
Como se chama o processo de criar um desenho tendo como matriz uma pedra?
Como conseguir desconto no Netflix?
Qual o nome inventado do autor que assina uma obra comum no período literário Arcadismo?
Qual o ponto de vista dos estudos linguisticos?
Como ocorre a formação da placa de ateroma?
Como é chamado o pé de jabuticaba?
Qual é o nome do pé de laranja?
Qual é o nome do oitavo Hokage?
Como é chamado o ponto de vista visto de cima para baixo?