O café torrado e moído é também o jeito preferido de mais de 90% dos brasileiros de se tomar café, além de ser o método mais popular de consumí-lo no mundo. E preparar é muito simples: basta colocar o pó em um filtro de pano ou papel e passar a água quente para que a infusão seja feita.
Não precisa de filtro de papel, pois o êmbolo da prensa possui uma tela fina que separa o pó da água. A proporção de café e água pode ser 6 g para 100 ml. Primeiro você coloca o café moído mais grosso na prensa, depois coloca a água quente, mistura e deixa em infusão por 4 minutos. Depois desce o êmbolo e sirva o café!
Modo de Preparo
O café moído nada mais é do que um café torrado em grãos que passou pelo processo de moagem. No caso dos cafés especiais, a moagem segue critérios rígidos, assim como os demais processos aos quais o café é submetido.
Coloque pequenas quantidades de grãos e moa por 2 a 5 segundos, fazendo intervalos. Dessa maneira, o grão não será torrado pelo calor gerado com o atrito do utensílio. O processo deve demorar cerca de 1 a 2 minutos.
Dicas de ouro (preto) Jogue um pouco de água no filtro antes de colocar o café, para evitar que o papel interfira no sabor. Depois de despejar a água no coador, agite suavemente com uma colher para maximizar a extração de sabores. Não armazene café por muito tempo e guarde o pó na embalagem.
Se desejar um café bem quente, escalde a garrafa térmica ou bule, antes de fazer o café. Observe que a água não deve estar fervendo. Imediatamente antes da fervura, despeje a água sobre o pó, umedecendo-o todo. Em seguida, despeje a água lentamente (em fio) bem no centro do filtro e sem misturar com a colher.
Medida: Para cada litro de água, utilize de gramas de café, o que equivale a 5 ou 6 colheres de sopa. O café deve ser consumido em, no máximo, uma hora após o preparo. Depois disso, começa a haver alterações no sabor.
Por conta disso, a vida útil de um café moído é bastante inferior à do em grãos, que preserva por mais tempo sabores e aromas sutis do café. Ou seja, o café em grãos garante qualidade superior para sua xícara.
Afinal, é assim que ele é vendido nos supermercados e está presente na maioria das casas brasileiras! O café moído nada mais é do que um café torrado em grãos que passou pelo processo de moagem. No caso dos cafés especiais, a moagem segue critérios rígidos, assim como os demais processos aos quais o café é submetido.
Entretanto, o café em grãos não é todo esse mar de rosas; para consumi-lo, você precisa ter em casa um moedor ou moinho. Ou seja, embora garanta uma experiência de consumo infinitamente superior, o café moído na hora peca na praticidade e no preço do equipamento – que pode ser um pouco salgado.
Você deve adicionar cerca de 15-30 ml de café moído para cada 250 ml de água. Use seu maior copo medida, especialmente se planejar fazer mais que uma xícara de café. Caso não possua um copo medida grande, também é possível usar uma vasilha à prova de calor ou uma jarra. Despeje a água quente sobre o café moído.
O que é circuito em paralelo exemplos?
Como Imprimir print do WhatsApp?
Quais são os direitos dos portadores de lúpus?
Como pagar IPTU BH com desconto?
Como funciona o emplacamento da placa Mercosul?
Quais são os erros que o balancete detecta?
Como configurar Impressão Outlook?
Como saber se meu Xiaomi e versão global?
O que significa sou combatente?
O que quer dizer o crime não compensa?
Como que se escreve confirmar?
Como se escreve corretamente a palavra chiqueiro?
Qual o certo começa ou comece?
Como solicitar a declaração parcial de proficiência Encceja?