Passos a serem seguidos numa pesquisa descritiva
Os estudos descritivos têm por objetivo determinar a distribuição de doenças ou condições relacionadas à saúde, segundo o tempo, o lugar e/ou as características dos indivíduos.
Pesquisa Descritiva: se propõe a investigar e descrever objetos e sujeitos em seu ambiente, para estudo, sem a interferência do pesquisador. É um processo planejado e estruturado que utiliza técnicas específicas na coleta de dados, como entrevistas, questionários, formulários, enquetes, e observação sistemática.
A pesquisa exploratória é realizada sobre um problema ou questão de pesquisa que geralmente são assuntos com pouco ou nenhum estudo anterior a seu respeito. O objetivo desse tipo de estudo é procurar padrões, ideias ou hipóteses.
Qualquer investigação se caracteriza por três elementos básicos: o levantamento de algum problema; encaminhamento ou a solução a(o) qual se chega; os meios, ou seja, os instrumentos e procedimentos metodológicos adequados ao empreendimento em questão.
Diferente dos estudos descritivos, nos estudos analíticos existe a formação de um grupo controle que serve para a comparação dos resultados. É um tipo de estudo onde a relação exposição-doença em uma população é investigada em um momento particular, fornecendo um retrato da situação naquele momento.
Busca a análise quantitativa das relações de consumo, respondendo à questão “quanto?” de cada objetivo da metodologia adotada. Esses estudos devem ser realizados a partir da elaboração de amostra da população, utilizando a estatística para esse fim. É a mensuração de um objeto de estudo.
Assim, a pesquisa descritiva é um tipo de investigação científica muito utilizada na área das ciências humanas e sociais. O objeto de investigação de uma pesquisa descritiva pode ser, por exemplo, uma população, uma empresa, um governo ou uma situação. Mas isso não significa que a pesquisa descritiva se aplica somente às ciências humanas.
Qual a diferença entre pesquisa descritiva, exploratória e explicativa? A principal diferença entre esses tipos de pesquisa se dá no objetivo final de cada uma delas.
Método do estudo de caso na pesquisa descritiva. Envolve uma análise aprofundada e o estudo de indivíduos ou grupos. Além disso, leva a uma hipótese e amplia o escopo da investigação de um fenômeno.
Além da pesquisa descritiva, existem também as pesquisas explicativa e exploratória. (Foto: Divulgação). Se a gente pensar nas disciplinas da faculdade, vai ver que em quase todas é pedido um ou mais tipos de trabalho: relatório, seminário, projeto, etc. Ilude-se quem imagina que é muito fácil passar por toda essa exigência.
Quais são os setores de uma empresa?
O que faz a parte administrativa de uma empresa?
Qual a vantagem de trabalhar 12 por 36?
Como saber o número da matrícula da Sanepar pelo CPF?
Como faço para ocultar comentários e reações enquanto assisto a um vídeo ao vivo no Instagram?
O que pode ser Carocinhos no braço?
Como foi o Paredão Falso do BBB?
Como organizar melhor o celular?
Para que serve o ventilador da geladeira Continental?
Como preparar um altar para Domingo de Ramos?
Como funciona os jogos no Xbox Series S?
Como funciona o sistema digestivo das galinhas?
Como reservar passagem aérea gratuita para idoso?
Como funciona contrato com Correios?