Pipoca – do Tupi Guarani pi(ra)- pele; poca-rebentar; a pele rebentada. É o produto dos grãos de milho, estourados/arrebentados em panela, no calor do fogo (eles explodem, quando aquecidos).
Os índios Tupis gostavam tanto de milho estourado que até tinham um nome carinhoso para ela: pï'poka. Uma palavra que poderia ser que poderia ser entendida como “estourando a pele”. Formada pela junção de 2 outros termos: pira, que significa pele em tupi e poka que significa estourar.
Paçoca é uma palavra de origem tupi que significa 'esmigalhar' e tem sua origem nos povos indígenas que já faziam essa mistura com amendoim, farinha de mandioca, açúcar e sal.
Vejamos algumas outras palavras de origem Tupi: -Abacaxi: substantivo masculino composto por ibá 'fruto' e caxi 'recendente'. Abacaxi é, portanto, um 'fruto que tem um cheiro agradável, fragrante'.
Tamanduá – do Tupi-Guarani: ta-monduá = o caçador de formiga.
Medroso, covarde, cagão. Aquele que ramela ou pipoca.
Na simbologia cristã o milagre do milho de pipoca está representado pela morte e ressurreição de Cristo: a ressurreição é o estouro do milho de pipoca. É preciso deixar de ser de um jeito para ser de outro. ... A sua presunção e o seu medo são a dura casca do milho que não estoura. O destino delas é triste.
"Arara" se origina do termo tupi a'rara. "Ará" se originou do termo tupi a'rá e significa aves de muitas cores.
Quais são os princípios que regem o registro de imóveis?
Como é feito o estágio de Pedagogia?
Como olhar minha movimentação bancária?
Como deve ser realizada uma pesquisa bibliográfica?
Como saber o endereço de IP do servidor?
Como instalar registro de esfera Amanco?
Qual o melhor servidor proxy para Windows?
Como fazer um relatório de uma audiência?
Como ter acesso à Previdência Social?
Como saber o alcance de uma publicações no Facebook?