De acordo com a legislação RDC Nº 171, além de apresentar excesso de leite, a doadora deve ser saudável, não usar medicamentos que impeçam a doação e se dispor a ordenhar e a doar o excedente a um banco de leite humano. Se você quer doar seu leite, entre em contato com um banco de leite humano.
Quem pode doar e como se cadastrar? Qualquer mulher saudável, que esteja amamentando e produza mais leite do que o necessário para o seu bebê pode se tornar uma doadora. Basta entrar em contato com o banco de leite mais próximo (que você encontra no site da rede) e manifestar o desejo de doar.
Toda mulher saudável e que não está tomando remédio incompatível com a amamentação pode doar leite materno. Para isso basta fazer a retirada do seu leite em casa e depois entrar em contato com o banco de leite humano mais próximo para fazer a doação.
O Banco de Leite Humano (BLH) é um centro altamente especializado que funciona como Centro de Lactação, isto é, promove, apoia a amamentação, auxiliando sua manutenção principalmente em puérperas que não podem amamentar seus filhos.
Se seu bebê perdeu 10% ou mais do peso de nascimento, ou se não começou a ganhar peso entre o 5º e o 6º dia, consulte um médico imediatamente. Fraldas molhadas ou sujas em número insuficiente. O número de vezes que seu bebê faz cocô e xixi por dia é um bom indicador de que ele está recebendo leite suficiente.
Quem pode doar e como se cadastrar? Qualquer mulher saudável, que esteja amamentando e produza mais leite do que o necessário para o seu bebê pode se tornar uma doadora. Basta entrar em contato com o banco de leite mais próximo de você.
O alimento é doado para mulheres que têm dificuldade para amamentar e bebês prematuros ou doentes, internados em instituições de saúde. No banco de leite humano, o leite ordenhado pela mulher é pasteurizado e passa por uma série de testes, como medida de acidez, teor de gordura e controle de contaminação por bactérias.
“Os Bancos de Leite Humano (BLH) são iniciativas públicas vinculadas a hospitais infantis e maternidades, responsáveis por promover o aleitamento materno e executar as atividades de coleta, controle de qualidade, pasteurização e distribuição do leite pasteurizado”, explica Danielle.
O primeiro foi inaugurado em 19, uma parceria entre a Fundação Oswaldo Cruz e o Ministério da Saúde resultou na Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano, que só em 2014 coletou mais de 185 mil litros de leite materno.
“Todo banco de leite está ligado a uma maternidade com UTI neonatal e são os bebês nascidos lá que têm preferência. Quando há necessidade em outra unidade, é preciso ter uma solicitação médica”, afirma Danielle, ressaltando que o leite recebido é destinado apenas a hospitais e maternidades.
Pouca gente sabe, mas o Brasil possui a maior rede de bancos de leite humano do mundo, reconhecido pela Organização Mundial de Saúde (OMS).
Como são os anfíbios exemplos?
Quais são as funções das vitaminas no organismo?
Quem é Ogum Beira-mar na Umbanda?
Qual o sintoma que sugere infecção por oxiúros?
Quem administra o município é quem faz as leis?
Como encontrar pontos de acupuntura no seu corpo?
Como são obtidos e processados os dados do SIM?
Por que a agenda telefônica e organizada em ordem alfabética?
Como é a defesa do Porco-espinho?
Como funciona válvula de vácuo?