Se o pescado fresco for consumido em até dois dias após a compra, o mesmo pode ser armazenado no refrigerador com temperatura entre 4°C e 5°C. Períodos superiores a dois dias recomenda-se que o peixe seja armazenado em freezer. O peixe esviscerado e congelado pode ser mantido por até um mês no freezer doméstico.
Todos os pescados devem ser transportados em embalagens fechadas, impermeáveis, atóxicas e resistentes a qualquer tipo de contaminação; É proibido o transporte de pescados e alimentos crus em uma mesma cabine com pessoas, animais vivos ou produtos prontos para consumo.
Mas não vale só a vontade de transportar o peixe, é preciso ter alguns cuidados para evitar contaminação. A professora de microbiologia de alimentos da UTFPR Giovana Pietrovski, explica que é imprescindível ter uma caixa isotérmica. “Pode ser de isopor, mas o peixe nunca deve entrar em contato com o gelo”, diz.
Governo flexibiliza Cota Zero e cada pescador poderá transportar um peixe.
Coloque os peixes em sacos plásticos. Essa é uma maneira de levá-los. Você pode comprar um saco de plástico para transporte de peixes em um pet shop. Encha o saco com água do aquário. Em seguida, ponha cada peixe em um saco individual.
O transporte dos peixes deve ser realizado quando a temperatura da água estiver de acordo com aquela que trará bem-estar a eles, para evitar problemas relacionados ao estresse e possível choque térmico na soltura.
Quando o aquário é transportado com água, existe uma probabilidade maior de lascar ou trincar. Transporte os peixes em um recipiente seguro e térmico. Se colocar cada peixe em um saco plástico ou em uma vasilha pequena, você deve protegê-los com um material seguro para transporte.
Transporte os peixes em um balde com tampa. Um balde alimentício de 30 litros pode transportar facilmente vários peixes ao mesmo tempo. Compre um novo só para essa finalidade e não use nenhum produto químico nele. Se o balde ficar com resíduo de produto, os peixes podem morrer.
“O peixe precisa de rapidez e o que temos de mais rápido é o caminhão para o mercado interno e o avião para a exportação”, conta Francisco Medeiros, presidente-executivo da Peixe BR, associação que responde por 60% da produção nacional de peixes cultivados. A piscicultura é uma das atividades do agronegócio que mais cresce no Brasil.
Os peixes não devem ser guardados e ficarem aguardando o transporte. Esse momento em trânsito deve ser o mais breve possível. Tire-os do recipiente de transporte assim que chegar ao seu destino. Eles devem ser a primeira coisa a ser desempacotada. Evite viagens desnecessárias com os peixes. Eles não são animais fáceis de transportar.
Como se acalmar durante um ataque de raiva?
Quem é responsável pela limpeza hospitalar?
Em que intervalo de tempo pode tomar a injeção Diprospan?
O que é o sistema de remuneração por competência?
Qual o nome mais bonito de 2020?
Como é feito o teste rápido de Covid cotonete?
Quais são as principais funções da vagina?
O que fazer para não ter alveolite?
Como é feita a classificação das bactérias?
Como se classifica a Cantiga da Ribeirinha?
Quais são os estágios do desenvolvimento Segundo Wallon?