O Exu Tranca Rua é um orixá cultuado principalmente por sua característica de ajudar na abertura dos caminhos desejados por aqueles que são fiéis a ele. De acordo com a prática das religiões, ele tem o poder de ajudar a vencer os obstáculos para conquistar objetivos.
Tranca Ruas, ou Tranca Rua, é uma falange de exus, entidades espirituais presentes na Umbanda e Quimbanda. É considerado responsável pela limpeza astral dos caminhos do mundo.
Como rei e majestade, recebe suas oferendas em locais específicos ou através do oráculo Ngombo (Oráculo dos Ossos) sob qual senhor Tranca-Ruas também é conhecedor. Gosta de bebidas finas, malte envelhecido, adoração pelo luxo, pedras preciosas, pratarias, porcelanas e antiguidades valiosas.
Por ser um Exu ligado às Almas, Tranca Rua das Almas atua protegendo ambientes e pessoas de Eguns. Por esse mesmo motivo, o Dia de Finados é um dia votivo específico para esta entidade. Em geral, toda segunda-feira é tida como dia de Exu e das Almas.
Saudação a Tranca RuaMora nas encruzas. Por isso, Peço licença à Lua, (Bis) Para saudar,Seu Tranca-Rua. Seu poder é fogo, Ninguém pode duvidar, (Bis) Ele é seu Tranca-Rua,Ena ena amojubá. Ena ena amojubá, Amojubá, Seu Tranca-Rua chegou pra trabalhar,
27 curiosidades que você vai gostar
Laroye, Exu!
A expressão Laroye, Exu (ou Laroiê, Exu) é usada como saudação à entidade e pode ser traduzida como "Salve, mensageiro". O uso mais comum acontece em rituais de Candomblé e Umbanda.
A saudação aos exus e pombajiras é "laroiê". Significa algo como "salve o mensageiro".
Segunda-feira: Exu e Omolu. Cada orixá corresponde a um dia da semana, além de ter cores e saudações específicas.
O que fazer para agradar tranca rua? Oferendas para o Exu Tranca Rua Gosta de bebidas finas, tem adoração por pedras preciosas, porcelanas e pratarias e antiguidades valiosas.
Por exemplo sob a regência da falange Tranca Ruas, encontraremos Tranca Ruas das Almas, Tranca Ruas de Embaré, Tranca Ruas das Sete Encruzilhadas, Tranca Ruas das Porteiras dentre outras inúmeras nomenclaturas. Todos esses nomes designam o campo de atuação e Orixás pelo qual aquele espírito é regido.
ASCHTAROTH: sua apResentação é a de um perfeito cavalheiro. Domina os caminhos cruzados, motivo pelo qual é mais conhecido como REI DA SETE ENCRUZILHADAS. Transmite suas ordens a EXU VELUDO e EXU DOS RIOS.
Velas – preta ou vermelha e preta.
■
Para beber, você não vai ter tanto trabalho, pois o Exu Caveira não é nem um pouco exigente. Em sua oferenda, é possível usar apenas cachaça, daquelas baratas e mais famosas.
Pode acender vela branca para Tranca Rua? As velas para Pombagiras e Exús podem ser toda vermelha, toda preta, bicolor preta e vermelha ou toda branca.
Prece ao Orixá Exu
“Exu, tu que és regente do vazio, o vitalizador, o esgotador dos excessos humanos e de suas ilusões vãs, auxilia-nos. Pedimos ao Senhor e ao Pai Criador Olorum, guiem-nos para que vazio não nos tornemos. Não nos permitam perder-nos na dualidade dos momentos da vida.
Exu da Meia-Noite, de agora em diante sua cor é a nossa, a preta e a branca. Integrarão as hostes à esquerda do Senhor dos Mortos; servirão na sétima linha da Quimbanda, e acatarão aos orixás. Serão guiados pelos fundamentos da sétima linha de força dos orixás, e seguirão os senhores do carma (SARACENI, 1991, p. 144).
A cor da vela dedicada a exu e pomba gira pode ser vermelha, preta ou bicolor (vermelha e preta).
Na umbanda se acredita que cada mês é regido por um orixá e agosto é o mês de exú, sendo assim é o mês de maior glória para os exús e pombogiras.
Como o primeiro dia do ano cai em uma sexta-feira, 2021 será regido por Oxalá, conhecido como o “pai dos orixás”. No entanto, ele não estará só neste comando, pois o planeta regente será Vênus, planeta que representa Oxum, chamada de “mãe dos orixás”.
Outra saudação comum é o movimento das mãos parcialmente fechadas (encolhidas) apontada para o solo, com os dedos retraídos, encostando as costas das mãos ou os punhos um no outro, três vezes. Observa-se também durante os ritos o gesto de – com os punhos cruzados – bater as costas das mãos três vezes ao chão.
Em respeito a energia de grande força de Exu, costuma-se pedir licença antes de adentrar aos espaços destinados à eles. Deste modo, antes de entrar no Reino, deve-se bater 3 palmas para “avisar” que estão entrando e saudá-los com a expressão “Larouiê Exu!” que significa “Salve Exu ou Acorde Exu”.
Faça a saudação: “Laroiê Exu (ou Pombagira), Exu (ou Pombagira) ê Mojubá!”. Você vai ver que o caminho se abre, as respostas se afirmam. Quer saber mais sobre o trabalho de Marina Gold ou entrar em contato com ela, clique aqui.
Trata-se de um "SALVE!" destinado exclusivamente para um ou mais Exús,seja ele feminino,masculino ou para uma falange inteira. Esta saudação também é utilizada na entrega de oferendas ou como pedido de proteção.
O que é produção literária e não literária?
Como Jesus liderou os seus discípulos?
O que faço para ser minimalista?
Pode tomar chá de losna todos os dias?
Quais os efeitos colaterais da vitamina B3?
Como tomar o remédio Metronidazol?
Como lidar com uma pessoa fria?
Qual a diferença de carvão vegetal é ativado?
O que é ser uma pessoa cooperativa?
Como conseguir ser fria com um homem?
Como se deve tomar metronidazol?
O que fazer para ser devoto de Nossa Senhora Aparecida?
Como se inscrever na Aeronáutica 2021?
Para que serve o chá da planta dormideira?