Percolação: este é o processo que permite a extração mais eficiente dos ativos pela dinâmica e artifícios possíveis. A passagem do líquido extrator através da planta moída, em aparelhos conhecidos como percoladores com controle de fluxo, tempo e temperatura, otimiza o processo.
Os princípios ativos mais importantes são: ácidos orgânicos, alcaloides, antraquinonas, compostos inorgânicos, cumarinas, flavonoides, glicosídeos cardiotônicos, mucilagens, óleos essenciais, saponinas, substâncias amargas e taninos. - Alcaloides: São calmantes, sedativos, estimulantes, analgésicos, anestésicos .
Uma das formas mais eficazes para extração de todos os óleos essenciais e outros princípios ativos é a maceração (em algumas regiões do Brasil é popularmente conhecida como “garrafada”), que é um processo onde a planta fica em contato com o veículo (água, álcool ou óleo) para se dissolver e liberar o princípio bio- ...
Ainda não acabou: encoste as 2 metades da folha da babosa em um local onde elas possam ficar eretas e coloque um recipiente embaixo. As folhas irão expelir ainda mais Sumo. Mantenha-as assim por cerca de 2 horas. Junte ao conteúdo reservado e mantenha na geladeira, em recipiente com tampa.
HPLC, cromatografia de gás, cromatografia de camada delgada e cromatografia de afinidade são todas técnicas úteis para o isolamento de substâncias específicas.
A seguir, veja alguns ativos naturais que podem ser utilizados nas formulações fitoterápicas:
O que são ativos naturais? Os ativos podem ser substâncias químicas ou biológicas (sintéticas ou naturais) obtidas através da natureza, como: Flores; Raízes.
Atualmente existem diversas metodologias de extração para estas substâncias bioativas, empregando-se geralmente a extração por solventes orgânicos (água, metanol, etanol e acetona) ou suas misturas (OLIVEIRA, 2005).
O teor do princípio ativo também pode variar de uma planta para a outra, assim como a concentração presente em cada parte que a compõe (raiz, caule, folhas, sementes ou flores). Dentre os princípios ativos encontrados, os mais importantes para uso medicinal são:
Princípio ativo é uma substância química, ou constituinte estruturado em pequenas moléculas químicas naturais, existente na planta medicinal que
Os princípios ativos não se distribuem na mesma quantidade e concentração em diferentes partes de uma mesma planta. A distribuição é desigual. Há casos em que os princípios ativos estão em todas as partes da planta, sejam folhas, talos, flores, etc. e há casos em que estão somente numa parte como a raiz, por exemplo.
Durante a Antiguidade era comum a crença de que sinais externos poderiam indicar as propriedades medicinais das plantas. Um exemplo era a convicção de que plantas com folhas em forma de coração (cordiformes) fossem úteis no tratamento de doenças cardiovasculares.
Quais são os ativos intangíveis de uma empresa?
Como saber o que mais ocupa espaço no computador?
Como saber quantos E-mails recebi?
O que é uma pessoa de mente vazia?
Quantas calorias perdemos dormindo 8 horas?
Como passar fotos para o iphone por cabo usb?
Quais os métodos de separação de misturas homogêneas?
Quanto tempo de sangramento pos parto?
Qual o melhor creme para vasinhos?
Qual suco é bom para ácido úrico?
O que usar para limpar concreto?
O que é adenocarcinoma in situ?