Como prevenir Ainda que não tenha cura, o colapso de traqueia pode ser prevenido. Por isso, é possível evitar algumas ações, como traumas e pressões no pescoço do cachorro. É indicado utilizar na região da traqueia apenas coleiras para pendurar a identificação do pet.
Para prevenir o colapso de traqueia em cães é importante evitar condições que possam desencadear a doença, como poeira, fumaça, obesidade e o uso de coleiras cervicais. Dessa forma, reduz-se as possibilidades de promover a pressão no pescoço do cão, a qual aumenta a propensão da doença mesmo que ele ainda não a tenha.
Tratamentos para o Colapso de Traqueia
O colapso de traqueia é uma doença progressiva e crônica. Nos estágios iniciais, o veterinário pode recomendar o uso de medicamentos para facilitar a respiração. Em alguns casos, nos estágios mais graves, ela pode ser corrigida com uma cirurgia para a colocação de uma prótese.
Ainda não se sabe ao certo o que ocasiona o colapso de traqueia, mas as hipóteses giram em torno de causas primárias (fatores genéticos) e secundárias (nutricionais, alérgenos, deficiência neurológica, regurgitação mitral, doenças das vias aéreas e degeneração da matriz cartilaginosa, obesidade).
Nos casos mais graves, a cirurgia pode ser recomendada para auxiliar na melhora do problema. O procedimento cirúrgico consiste na utilização de implantes ou próteses colocados na traqueia, com o intuito de mantê-la firme o suficiente para passagem do ar e, consequentemente, melhorar a respiração do animal.
18 curiosidades que você vai gostar
O diagnóstico de colapso pode ser feito por exames radiográficos, fluoroscopia, traqueobroncoscopia e ultrassonografia (8, 5). Radiografias torácicas são eficazes em detectar o colapso de vias aéreas em 59% (9) a 84% dos casos (10).
A estenose é a obstrução (fechamento) da região interna da traqueia. Pode ser benigna quando ocorre devido à formação de um processo cicatricial para dentro da traqueia e que evolui para o fechamento (oclusão) parcial ou total de sua luz (orifício interno), impedindo que o ar consiga passar através do local.
“O que causa o colapso de traqueia em cães é a deficiência e degeneração das cartilagens que promovem a sustentação do órgão. Isso leva a uma fraqueza da estrutura traqueal e a um estreitamento de seu lúmen”, explica.
Causas da tosse seca ou engasgos
O cachorro com tosse seca ou engasgando pode ter ficado assim por alergia, alguns animais têm alergias sobre diversas coisas, algumas delas são: poeira, sinusite, laringite, vírus da gripe, entre outros motivos.
O que o anjo falou para Hagar no deserto?
Qual o evento da RAIS no eSocial?
Quando é necessário retirar as amígdalas?
Quais são as características de uma ligação iônica?
Quais são os setores de uma grande indústria que podem ser terceirizados?
Pode colocar cimento queimado em cima de piso?
Como eliminar as verrugas com alho?
Quantas vezes o Luffy perde pro Crocodile?
Como desbloquear compras dentro do app?
Qual a importância do empreendedorismo para o desenvolvimento local?
Como era feito as cores das roupas na idade medieval?
O que impede o Brasil de não ter problemas com a água?
Quanto rende mil reais no PicPay?
Quais as principais vantagens de um sistema de produção em massa?