· beber somente água filtrada ou fervida; manter limpa a casa e terreno ao redor, evitando a presença de insetos e ratos; · conservar as mãos sempre limpas, as unhas aparadas, evitar colocar a mão na boca; não deixar as crianças brincarem em terrenos baldios, com lixo ou água poluída.
“As principais medidas preventivas são a ingestão de água potável filtrada ou fervida e a higienização das mãos, que podem ser veículos de transmissão de patógenos intestinais, principalmente após usar o banheiro e antes de comer ou manipular alimentos”, afirma a infectologista Diana Ventura.
Para tanto, sensibilizar a população com medidas simples como higiene pessoal, dos alimentos e ambiente; tratar, filtrar e ferver a água para consumo; lavar as mãos antes das refeições, após o uso do sanitário; manter as unhas aparadas, rente aos dedos, para evitar acumulo de material contaminado; destino adequado do ...
Tratamento e Prevenção
As principais estratégias e atividades que os profissionais das equipes de ESF desenvolvem para a prevenção e controle das parasitoses intestinais são: Promoção da Saúde; Educação em Saúde / Grupos; Visita Domiciliar (V.D); Vigilância Epidemiológica (V.E) e o Trabalho em Equipe.
infecções por helmintos O tratamento depende do tipo de parasita e inclui específico (desparasitação) e terapia patogênico.
De acordo com o Ministério da Saúde (BRASIL, 2006) uma das medidas mais eficazes no controle das parasitoses intestinais é a promoção de um trabalho educativo na população, com aplicação prática dos princípios básicos de higiene pessoal e o conhecimento dos principais meios de contaminação.
Conheça a seguir algumas doenças que são causadas por parasitas. Amebíase. O protozoário Entamoeba histolytica é responsável por causar uma doença chamada Amebíase. A infecção acontece quando o ser humano ingere alimentos que foram mal lavados e estavam infectados por cistos do protozoário.
Para isso, algumas recomendações são: Lavar as mãos após usar o banheiro e mantê-lo em condições adequadas de higiene, já que os ovos dos parasitas normalmente são encontrados nas fezes; Evitar andar descalço, pois alguns parasitas, como o ancilostomídeo, por exemplo, que causa o amarelão, entra no organismo por meio da pele;
Os parasitas podem ser encontrados em todos os lugares, porém, tem certa preferência por climas quentes e úmidos. Dessa forma é bastante comum encontrar parasitas na África sub-saariana, América Central, América do Sul, Sudeste da Ásia e subcontinente indiano.
O Guia de Bolso de Doenças Infecciosas e Parasitáriastem sido re- conhecido pelos profissionais de saúde como um manual prático e de grande utilidade.
Por que se recomenda vidro escuro para armazenar óleo essencial?
Como tirar o queimado do fio de cobre?
O que ensinar na educação infantil 7 anos?
Qual o formato das músicas do Spotify?
Qual é a função da cevada na cerveja?
Como o leite inflama o intestino?
Quando usar pomada de assadura?
Qual melhor marca de resina epóxi?
O que é formada por rochas e solo?
Qual site para ver processos judiciais?
Quanto ganha uma diretora criativa?
Quais são os animais vertebrados e invertebrados?
Qual é a melhor cidade para se morar do Brasil?