Como evitar a solidão na terceira idade
Como lidar com a solidão na terceira idade Saúde do Idoso
A mudança de padrão de vida e a sensação de perda de utilidade social são gatilhos importantes geradores de depressão e posterior isolamento. A perda do cônjuge pode gerar sentimentos de solidão e sentimentos de desamparo, sendo que muitas vezes são os próprios idosos que se isolam.
Dicas de como lidar com a velhice
Solidão, doenças crônicas e depressão No caso dos idosos, tanto o aumento da pressão e dos níveis de colesterol quanto a diminuição na capacidade cognitiva e o agravamento de quadros depressivos podem ser potencializados pela sensação de isolamento e solidão.
Sendo assim, a massa muscular pode aumentar nos idosos com a prática de exercícios. Com a idade, as pessoas ficam mais propensas a fraturas ósseas. A densidade dos ossos começa a diminuir após os 40 anos e a perda se acelera a partir dos 50. Exercícios ajudam a reduzir o risco de perda óssea e de osteoporose.
A dica é designar tarefas simples e leves aos idosos, mas que possuem extrema importância no dia a dia. Faça-o sentir-se parte integrante da rotina sem sobrecarrega-lo. Faça visitas periódicas (na pandemia, faça ligações e videochamadas!)
O convívio social é fundamental em qualquer época da vida, mas, para os idosos, ele é ainda mais importante, pois evita que se sintam sozinhos e deprimidos. Com a idade avançada, eles podem perder o interesse e o prazer por atividades que antes consideravam agradáveis.
Para muitos idosos estar só não é problema, pois veem o tempo que se está sozinho como um momento de dedicação pessoal, ou seja, um período no qual se pode fazer coisas de que gosta, que lhe trazem bem-estar. Mas isto normalmente acontece quando o idoso tem certeza da força dos seus vínculos sociais.
Primeiro, se manter ativo é uma grande ajuda para todas as pessoas depois da suposta idade da aposentadoria. A outra coisa é o próprio “viver sozinho” que estimula o indivíduo a se manter independente e capaz de realizar tudo que ele precisa durante o dia. E terceiro, ter claro o benefício de fazer atividade física.
A solidão não é apenas a ausência real de companhia, mas um estado de quem se sente desacompanhado, só. Um sentimento que podemos viver em qualquer fase da vida, mas é muito mais comum na velhice.
Um sentimento que podemos viver em qualquer fase da vida, mas é muito mais comum na velhice. Viver bem a chegada da vida adulta tardia e, logo após, a velhice, é algo desafiante, pois exige uma estrutura psíquica saudável para vencer o desacelerar da vida.
Paula Mello Gomes: No Brasil, a nossa velhice está dividida em duas grandes dualidades: a “terceira idade” e a “velhice” ou “os velhos”. A terceira idade é aquela velhice vendida como melhor fase da vida, fase para se aproveitar os frutos da vida, fazer o que quiser, aproveitar o tempo e direcionar as suas vontades.
Como ter um bom relacionamento com os funcionários?
Como saber se o bebê encaixou pelo toque em casa?
Como é feita a cirurgia espiritual?
Como saber se tem gás encanado na minha rua?
Onde está escrito a palavra shalom na Bíblia?
Como saber se o bebê tá com catarro no pulmão?
Como se dirigir ao Superior Tribunal de Justiça?
Como escrever o nome de um livro num texto?
Como saber se o bebê pode nascer com algum problema?
Como escrever um texto na 3 pessoa?
O que fazer quando o bebê está com resto de parto?
Quando o bebê está maduro para nascer?
O que fazer antes de uma cesárea?
Como tirar a segunda via do cartão de débito Bradesco?
É normal criança sentir dores nas costas?
Como fazer ficar frio no calor?
É normal diminuir os movimentos do bebê?