Podemos distinguir três porções no esôfago: cervical, torácica e abdominal, sendo a segunda porção a maior delas. Alguns autores ainda reconhecem uma região denominada porção diafragmática, em que o esôfago atravessa o diafragma e atinge o abdome.
Algumas das causas mais comuns de obstrução ou estreitamento do esôfago são:Inflamação da parte inferior do esôfago. ... Anel Schatzki é um fino anel benigno (não-cancerosos) de tecido fibroso que contrai o esôfago inferior. ... Acalasia é uma alteração da inervação da parte final do esôfago e do esfíncter esofágico inferior.
3) Constrição diafragmática
No local onde atravessa o hiato esofágico do diafragma, aproximadamente 40 centímetros dos dentes incisivos. O conhecimento destas construções é importante ao introduzir instrumentos no estômago através do esófago e ao examinar radiografias de paciente com dis- fagia.
Cárdia. A primeira parte do estômago (próxima do esôfago). Fundo.
ESÔFAGOPorção Cervical: porção que está em contato íntimo com a traquéia.Porção Torácica: é a porção mais importante, passa por trás do brônquio esquerdo (mediastino superior, entre a traquéia e a coluna vertebral).Porção Abdominal: repousa sobre o diafragma e pressiona o fígado, formando nele a impressão esofágica.
36 curiosidades que você vai gostar
As estenoses benignas do esôfago (EBE) são complicações muito freqüentes, resultado de várias etiologias, a saber: refluxo gastro-esofágico, ingestão de agentes corrosivos, pós-cirurgias do esôfago, pós-radioterapia no tórax, pós-escleroterapia endoscópica de varizes do esôfago, ingestão de medicamentos, uso prolongado ...
A condição pode ser causada por, ou estar associada a, doença de refluxo gastroesofágico, esofagite, uma cárdia desfuncional, problemas de motilidade ou uma hérnia de hiato.
O que é? É o estreitamento do esôfago que impede a progressão normal de saliva e/ou alimentos. Pode ocorrer em qualquer altura do trajeto esofágico, na porção superior, média ou inferior.
A estenose é a obstrução (fechamento) da região interna da traqueia. Pode ser benigna quando ocorre devido à formação de um processo cicatricial para dentro da traqueia e que evolui para o fechamento (oclusão) parcial ou total de sua luz (orifício interno), impedindo que o ar consiga passar através do local.
Em termos médicos, estenose se refere a um estreitamento ou constrição de um duto ou passagem.
O procedimento pode ser realizado sob sedação em conjunto com uma endoscopia. O médico borrifará um spray de anestésico local na garganta e administrará a sedação para ajudá-lo a relaxar. O endoscópio é então passado pela boca para o esôfago (e, se possível, ao estômago e duodeno).
Entre os principais sintomas da estenose estão: engasgos, dificuldade de engolir (disfagia) ou a deglutição dolorosa (odinofagia). Trata-se do estreitamento (diminuição do calibre) do esôfago, dificultando ou impedindo que a saliva e os alimentos progridam até o estômago.
A dilatação esofágica é um procedimento que permite o médico dilatar uma área estreita do seu esôfago. O médico pode utilizar varias técnicas para este procedimento. Pode ser realizada com auxílio direto da endoscopia ou alternar através de sondas dilatadoras calibrosas passadas através da boca para o esôfago.
Suco de batata. O suco de batata é um remédio natural que pode ser usado em casos de esofagite, refluxo gastroesofágico, gastrite, azia ou úlcera no estômago porque é altamente alcalino e age neutralizando a acidez do estômago, da mesma forma que os medicamentos antiácidos.
Dilatação esofágica é um procedimento que permite ao médico dilatar, ou abrir, uma área estreitada do esôfago. Há várias técnicas que podem ser usadas com este propósito.
Dilatação do esôfago é a técnica utilizada para esticar uma parte bloqueada ou estreitada do esôfago. Este procedimento é usado quando uma parte do esôfago tornou-se tão estreita que se torna difícil, ou mesmo impossível e doloroso para engolir.
Ter o estômago inchado/dilatado é um termo popular muito utilizado quando há uma distensão do abdómen. Ou seja, o problema não está necessariamente relacionado com o estômago, mas a uma de tantas doenças e condições que podem causar esse aumento no volume abdominal.
Esofagite é uma inflamação no esôfago, que causa frequentemente dor, dificuldade para engolir e dores no peito.
...
Os sintomas da esofagite costumam ser:Dificuldade para engolir;Dor no peito;Náuseas e vômito;Dor abdominal;Tosse;Perda de apetite.
Câncer de esôfagoTabagismo;Abuso de bebidas alcoólicas;Ingestão de alimentos e bebidas excessivamente quentes;Obesidade;Idade maior que 55 anos;Lesões de longo prazo na parede do esôfago causadas por refluxo, por exemplo;Exposição de longo prazo a vapores químicos, como de produtos usados em limpeza a seco.
A disfagia não é uma doença, mas sim um sinal de algum mau funcionamento do esôfago. Ela pode ser causada por distúrbios de ordem neurológicas, mecânicas, psicológicas e também pode decorrer do envelhecimento natural.
Esofagite é uma doença que pode ser curada. O tratamento está diretamente correlacionado com a causa específica da enfermidade e inclui o uso de medicamentos (antiácidos, antibióticos, antifúngicos) e mudanças no estilo de vida. Casos mais graves podem exigir intervenção cirúrgica..
Em alguns casos, os pacientes também percebem que o alimentos ingeridos ficam presos no esôfago, não completando o caminho até o estômago como deveriam. Esofagite de refluxo: uma das formas mais comuns de esofagite, é considerada uma complicação da Doença do Refluxo Gastroesofágico.
A estenose pode ocorrer no centro do canal da coluna vertebral (estenose central), onde a medula espinhal ou a cauda equina estão localizados, nas vias onde a raiz do nervo sai do canal central (estenose do recesso lateral), ou na lateral do forame (estenose foraminal), onde as raízes nervosas saem para fora do corpo.
O procedimento cirúrgico mais frequentemente utilizado em casos de estenose espinhal lombar é a laminectomia descompressiva, às vezes acompanhada de fusão espinhal. Este procedimento envolve a remoção de porções das vértebras, ligamentos e/ou abaulamento do(s) disco(s), que comprimem os nervos e/ou a medula espinhal.
Tipos de estenose da colunaEstenose cervical. A estenose cervical ou mielopatia espondilótica cervical é o estreitamento das vértebras localizadas na região do pescoço (início das costas), sendo esse tipo menos comum.Estenose lombar. ... Laminectomia. ... Laminotomia. ... Laminoplastia. ... Discectomia. ... Fusão espinhal. ... Foraminotomia.