Ao reduzir a quantidade de poros, dosagens com menor relação água/cimento terão menores velocidades de carbonatação no concreto. Portanto, a sílica ativa pode ser considerada como um dos principais meios de se evitar tal patologia.
A carbonatação manifesta-se inicialmente por depósitos brancos na superfície do concreto e fica mais evidente quando surgem fissuras na peça e desplacamento da camada de concreto de recobrimento. A profundidade e a velocidade do fenômeno dependem de características do próprio concreto, como o teor de concreto e o PH.
3 – Desagregação O problema ocorre com a perda da função ligante do cimento, e suas causas são diversas, sendo possível destacar a movimentação de fôrmas, corrosão ou calcinação do concreto, ataques biológicos, carbonatação, perda de aderência e desgaste do concreto.
Como impedir que a eflorescência aconteça?
A carbonatação inicia-se na superfície da estrutura e forma a “frente de carbonatação”, composta por duas zonas com pH distintas (uma básica e outra neutra). Esta frente avança em direção ao interior do concreto e quando alcança a armadura ocorre a despassivação do aço e este se torna vulnerável.
E como realizar o tratamento de tal manifestação patológica? Quando a lixiviação está em seu estado inicial, basta realizar a remoção do carbonato de cálcio que ficou na superfície da estrutura, e realizar uma avaliação da peça para ver se não há algum comprometimento estrutural.
São eles: umidade, gás carbônico e oxigênio. A seguir, veja todas as etapas do processo de carbonatação do concreto: O consumo de Ca diminui o pH do concreto, deixando o aço exposto à corrosão. A carbonatação do concreto é um processo físico-químico entre CO2 e os compostos da pasta de cimento.
Como as reações de carbonatação dependem da presença de água e de oxigênio, o fenômeno tende a avançar mais rapidamente quando os poros são parcialmente ocupados por ar e por água. Como evitar a carbonatação? Uma série de ações podem e devem ser utilizadas para controlar ou minimizar o risco de o problema acontecer.
O carbonato de cálcio não deteriora o concreto, porém durante a sua formação consome os álcalis da pasta (ex: Ca (OH) 2 e C-S-H) e reduz o pH. O concreto normalmente possui pH entre 12,6 e 13,5.
E o concreto com o pH elevado protege o aço. Ou seja, quando ocorre a carbonatação, o pH do concreto diminui, possibilitando a corrosão do aço. Quais são as consequências dessa carbonatação?
Quais os tipos de matrizes energéticas?
O que é diversidade no ambiente de trabalho?
Para que serve o iodo no corpo?
Quando os judeus começaram a falar aramaico?
Quem é o autor da arte da guerra?
Quais são as bactérias Mesofílicas?
Qual o maior sucesso de Ronnie Von?
O que são assentamentos rurais existem assentamentos rurais em seu estado ou município?
Qual a melhor vitamina para músculos e nervos?
Pode tomar cálcio todos os dias?
Quantas pessoas Naruto já matou?
Quantos watts suporta um transformador de 2000va?
Qual o melhor pigmento orgânico ou inorgânico?