O vazamento de óleo é um dos principais sinais de alerta para identificar problemas no seu turbo. A falta de pressão, por exemplo, impede o óleo de chegar até a turbina e, sem a lubrificação correta, seu turbo não funciona.
Ruídos intensos e estranhos nas turbinas
Os ruídos são outros exemplos de sinais gravíssimos de problemas nas turbinas, sendo o maior risco a quebra do rotor ou das hélices do eixo. Caso ouça ruídos estranhos, pare imediatamente o equipamento e faça uma verificação.
A quebra do eixo ocorre, normalmente, após danos no mancal de eixo, que permitiram o conjunto rotativo trabalhar fora de centro. O contato do rotor com a carcaça raspa o núcleo na região do anel de pistão com a carcaça central.
POSSÍVEIS CAUSAS: - Problemas e vazamento de óleo provenientes do interior do motor (base do coletor/fixação da turbina). - Retorno de óleo do turboalimentador ao Cárter (válvula PCV) obstruído. - Desgaste das camisas e anéis de pistão do motor (Blowby).
O principal motivo para a variação é que o turbocompressor usa o óleo para sustentar, lubrificar e resfriar a árvore que une a turbina e o compressor. Além disso, a maior potência específica dos motores turbo também aumenta a temperatura do lubrificante, exigindo um radiador específico.
40 curiosidades que você vai gostar
As principais causas de danos no turbo são o acúmulo de sujeira no filtro de ar e a falta de lubrificação (ou até mesmo lubrificante contaminado). Além disso, os sinais podem indicar outros problemas, como mangueira ressecada, respiro do motor entupido e pressão inadequada da bomba de óleo.
O problema da turbina fumando é outro caso e ocorre geralmente quando os mancais do turbo estão gastos e o óleo de lubrificação do eixo da turbina é jogado na turbina (fumando direto) ou no compressor (caso tenha uma válvula de prioridade a fumaça pode aumentar em reduções de marcha, senão ela diminui).
Procedimentos a serem seguidos na hora de revisar uma turbinaRealizar as trocas de óleo e filtros (óleo, ar e combustível) conforme a recomendação do manual do fabricante.Utilizar sempre o lubrificante especificado pela montadora.Nunca completar o nível de óleo, mas sim trocá-lo completamente.
Para uma pré-avaliação da turbina que todos costumam fazer, movimentando o eixo e sentindo a folga radial (movimentação lateral), é bom ter em mente que essa deve ser de um décimo de milímetro – soma da folga de lubrificação dos mancais, de 0,07 mm para a carcaça e 0,03 mm para o eixo.
Quais são os motivos para elevada criminalidade nas cidades latino-americanas?
Como eliminar 1 5 kg por semana?
Qual sangue mais raro no Brasil?
Qual o preço do metro quadrado de pedra granito?
Qual é a desvantagem de usar a abordagem tradicional em cascata?
Como se uma pessoa de sucesso?
Qual o evento para alteração de sócios?
Qual melhor CNAE para dropshipping?
Quais são os exemplos de gêneros digitais que estudam na sala?
Quando devo aplicar a seladora na parede?
O que trabalhar no primeiro dia de aulas remotas?
Quais são as sete maravilhas do mundo antigo?
Como baixar Civilization 6 de graça?
Qual o salário de um Gerente Van Gogh Santander?
Como consultar débitos na Enel pelo CPF?
Qual foi a descoberta de Rutherford?