O Brasil ocupa o 53º lugar em educação, entre 65 países avaliados (PISA). Mesmo com o programa social que incentivou a matrícula de 98% de crianças entre 6 e 12 anos, 731 mil crianças ainda estão fora da escola (IBGE).
Apesar de avanços recentes, educação brasileira ainda peca na qualidade e impede o crescimento da produtividade e da competitividade do país. ... O Brasil, no entanto, variou muito pouco a produtividade por pessoa ocupada, embora a taxa de escolaridade dos brasileiros tenha crescido nos últimos anos.
A educação brasileira, que em outros contextos históricos era muito mais precária, hoje apresenta avanços significativos no que diz respeito a fatores como infra-estrutura, formação de professores, material didático, inovações tecnológicas, entre outros aspectos que deveriam favorecer a aprendizagem.
Neste segundo semestre de 2021, as escolas estão, com o avanço da vacinação no país, retomando as aulas presenciais, o que incentiva os alunos a voltarem ao ambiente escolar. Porém, um dos sintomas que atingiram em cheio a educação na pandemia foi o aumento da evasão escolar.
“Quem está em locais com pouco acesso ao saneamento tem uma tendência maior a ter uma frequência baixa na escola, atrasos e até aumento de evasão escolar. E isso, lá na frente, vai dificultar o desenvolvimento na área educacional”.
18 curiosidades que você vai gostar
A educação brasileira passa por muitas dificuldades. Veja um panorama com algumas delas e entre nesse debate. Falta de investimento, baixo salário dos professores, pais e responsáveis que não participam, entre tantos outros assuntos estão sempre presentes no debate sobre as deficiências da educação no Brasil.
Para a população brasileira, a violência e a corrupção estão diretamente relacionadas à baixa qualidade da educação no país. Além disso, a insatisfação do cidadão com a educação no Brasil cresceu nos últimos quatro anos, sendo maior com o ensino público do que com o ensino particular.
Segundo dados da Agência Brasil, cerca de 5,5 milhões de estudantes ficaram sem aulas no ano de 2020 no Brasil, devido à suspensão das aulas presenciais. O número exorbitante aponta para a desigualdade educacional presente no país. Um dos principais fatores se refere à desigualdade social.
Nos primeiros anos do nosso país a educação era aquela promovida pelos Jesuítas. Alterou-se para pior com a expulsão da Companhia de Jesus, permanecendo inalterada até a chegada da Família real, em 1808, e somente se incrementou e estruturou a partir da década de 1960.
Como se desenvolve a paranoia?
Como usar pomada no cabelo feminino cacheado?
Como usar emoticons no Google Chrome?
O que mata a bactéria Staphylococcus?
Quanto tempo para passar de soldado para cabo no Exército?
Quantos dias de tratamento para bartolinite?
Como tabular dados pelo Excel?
Quando passar de júnior para pleno?
Qual o objetivo do exame histerossalpingografia?
Como compartilhar meu mundo no Minecraft?
O que é necessário para desenvolver uma aplicação Java?
Pode ter 2 Caixa tem no mesmo celular?
Pode cortar telha de policarbonato?