No manual do candidato, a FGV esclarece que a carta de motivação contenha sua trajetória, disciplinas de interesse, qual o trabalho que deseja executar com esta formação e qual o impacto social que sua atuação terá.
Uma boa carta de motivação deve ser objetiva e concisa, não pode conter erros de ortografia, digitação ou abreviações, deve informar de maneira direta os contatos do candidato e, principalmente, precisa justificar os motivos pelos quais escolheu se candidatar àquela universidade.
Cargo de interesse: A procura de novos desafios é minha principal motivação em querer participar desse processo seletivo, pois acredito que poderei colaborar com a equipe, fortalecendo os resultados,estou sempre em busca de novos conhecimento, acreditando que posso ajudar no sucesso da empresa.
Eu quero ter esta chance e colaborar com minhas experiências, habilidades, conhecimentos e dedicação para que a organização continue crescendo e obtendo sempre grandes resultados. Minha intenção é crescer junto e também ter sucesso em minha carreira fazendo parte desta equipe”.
Uma boa Carta de Motivação terá sucesso se o candidato estiver verdadeiramente interessado e disposto a gastar tempo e reflexão na sua application. Como deve ter ficado claro, um aspecto muito importante para escrever uma carta de motivação é se conhecer: saber quais são os seus pontos fortes, seus objetivos e suas fraquezas.
Ela também é chamada às vezes de Personal Statement, Cover Letter ou mesmo Motivational Letter. O que uma carta de motivação deve conter? De maneira geral, a carta de motivação deve dizer, resumidamente, quem você é, por que quer estudar naquela universidade e o que espera construir com o conhecimento que vai adquirir lá.
É fácil encontrar em diferentes sites modelos ou estruturas de cartas de motivação — mesmo aqui no Estudar Fora há alguns exemplos que podem servir de inspiração. Porém, de nada vale copiar a carta de alguém contando uma história que não é a sua, com habilidades e sonhos que não são os seus.
Para quem vai se candidatar a uma bolsa de estudos, a carta é um item quase obrigatório do checklist – e pode ser a diferença entre o sucesso e o fracasso da sua application. Não pode ler agora nossa matéria sobre Carta de Motivação?
Como determinar os coeficientes de uma equação de segundo grau?
Como se tornar um profissional no Photoshop?
Como identificar o condutor infrator MG online?
Como ser sincera comigo mesma?
Como enviar procuração para Receita Federal?
Quais são os tipos de isomeria espacial e geométrica?
Como montar uma tabela de treino para hipertrofia?
Quanto custa o valor do kit inicial da Mary Kay?
Como colocar um colchão pneumático?
Quanto ganha um psicólogo autônomo?
Como amolecer o protetor de boca?
O que leva as pessoas a se exporem nas redes sociais?
Como configurar o Daemon Tools Lite?