As duas formas – do que e doque – existem na Língua Portuguesa. Ou seja, ambas as expressões estão corretas, devendo, no entanto, ser usadas em diferentes situações. Estava mais assustada do que nunca. Ela tem mais a oferecer do que você imagina.
Veja alguns exemplos:da = de (preposição) + a (artigo)no = em (preposição) + o (artigo)numa = em (preposição) + uma (artigo)pelo = per (preposição) + o (artigo)dessa = de (preposição) + essa (pronome demonstrativo)naquela = em (preposição) + aquela (pronome demonstrativo)
Com isso em mente, quando você busca realizar comparações entre duas situações, o correto é utilizar “do que”, ou seja, a união da preposição e artigo com o pronome que. Além disso, a expressão também pode ser aplicada em frases interrogativas, questionando o interlocutor sobre algo.
De que necessito, de que preciso, de que estou certo, de que tenho a impressão, de que estou isento e de que estou desconfiado são alguns exemplos de verbos, substantivos e adjetivos feitos com regência da preposição de.
Ele viaja mais do que ela./Ele viaja mais que ela. A locução «do que» só se torna a opção recomendável quando o segundo termo contém um verbo, como no seguinte exemplo: 4. Ela trabalha mais do que passeia.
36 curiosidades que você vai gostar
Por que = Usado no início das perguntas. Por quê? = Usado no fim das perguntas. Porque = Usado nas respostas.
Melhor que e melhor do que estão corretas e são sinônimas. As duas formas existem e podem ser usadas. Melhor que e melhor do que têm o mesmo valor e podem ser usadas nos mesmos contextos.
1 de que, de que coisa, de qual coisa, de quais coisas, de que assunto, de qual assunto, de quais assuntos.
Enquanto pronome interrogativo, QUÊ é sempre acentuado quando aparece no final das frases. Quando sozinho pode se referir a uma indicação para repetir uma fala, como oi e diz. Exemplos de QUÊ como interrogação: Ele está procurando o quê?
Informar que ou informar de que
As duas construções frásicas são corretas. Mantém-se a mesma teoria acima referida: havendo dois complementos, é obrigatório que um deles seja o objeto direto e o outro o objeto indireto, independentemente da ordem e do que representam.
O vocábulo recebe acento quando estiver imediatamente antes de um ponto de interrogação, final ou de exclamação. Exemplos: “Ela precisa de você hoje para quê?” “Você disse o quê?”
Gramática. A palavra “que” pode exercer diferentes funções sintáticas no enunciado, como conjunção, pronome, substantivo, advérbio, preposição, interjeição ou partícula de realce.
"No" é a preposição "em" contraída com o artigo masculino "o". em+o=no Ex: Estou no carro. "Na" é a preposição em contraída com o artigo feminino "a". em+a Ex.: Estou na casa de minha amiga.
f.
Uma conclusão a que se pode chegar é a de que não há diferenças significativas entre fala e escrita, apenas diferenças percentuais. O uso da preposição DE ou EM corresponderia a estratégias morfossintáticas distintas de uma mesma gramática, não havendo condicionamento sociolingüístico.
Determinante interrogativo – usado sempre antes de um nome, podendo referir-se a coisas ou a pessoas: Ex.: «Que peixe compraste no mercado?» «Que médico operou o teu pai?» Qual – interrogativo O interrogativo qual tem um valor selectivo, ou seja, quando se pretende seleccionar, escolher uma entidade de entre várias.
Significado de Três
numeral Dois mais um; quantidade que corresponde a dois mais um (3). Que ocupa a terceira posição; terceiro: capítulo três. substantivo masculino O número três: escrevam um três.
De quê é uma locução prepositiva interrogativa que resulta da junção da preposição de com o pronome interrogativo quê.
Nesse pequeno período, nós tivemos três ocorrências do pronome “que”. A sugestão da prof. Priscilla para melhorar o texto seria começar pela substituição da frase “que gravou a matéria” pela “autor da matéria”. Podemos trocar “que desagradou o público”, por “rejeitado pelo público”.
1 oferece, presenteia, oferta, doa, brinda, cede, concede, entrega, transfere, atribui, passa, dedica, fornece, confere, faculta, outorga, destina, lega.
Queísmo: 5 dicas práticas para não repetir o “QUE”1) Use a oração reduzida de infinitivo. Ex: Planeje-se para que não haja prejuízo. ... 2) Use a oração reduzida de particípio passado. ... 3) Inverta a ordem da frase. ... 4) Use o pronome oblíquo. ... 5) Troque a oração adjetiva por uma locução adjetiva. ... Exercício para combater o queísmo.
Actualmente devemos dizer assim: «A é maior do que B». Mas não devemos considerar erro de português dizer-se: «A é mais grande do que B».
Nas comparações, o do é facultativo. Você escolhe. A alternativa é acertar ou acertar: Bibi Ferreira brilhou mais que Marília Pera. Bibi Ferreira brilhou mais do que Marília Pera.
Os símbolos de maior e menor podem ser utilizados para comparar números e expressões. O símbolo de maior do que é >. Então, 9>7 lê-se 9 é maior do que 7 .
“O por que separado sempre pode embutir a palavra razão ou a palavra motivo ”, explica o professor. Isso vale para perguntas diretas - “Por que você não foi?" vira "Por que razão você não foi?" e "Por que você não pagou a conta?" vira "Por que motivo você não pagou a conta?".
Como é a pessoa de Sagitário no amor?
Como usar o círculo cromático?
Como usar o WhatsApp business em mais de um PC?
Como usar óleo essencial no difusor pessoal?
Como diluir essência concentrada?
Como enrolar o cabelo com a esponja?
Como usar espelho na sala de jantar?
Dá para usar duas contas no mesmo celular?
Como identificar um idioma em uma imagem?
Como se cadastrar na Tarifa Social da Energisa?
O que fazer para soltar a secreção da sinusite?
O que quer dizer perfil do cliente?
O que é bom para gases e arrotos?