Pow Pow Pow No primeiro contato com o ar, o amido (gelatinoso no interior do grão) solidifica-se e vira a espuma branca que comemos. Caso haja irregularidades na casca, como furos ou rachaduras, o vapor de água escapa e a casca não explode, formando o piruá (milho que não estourou).
O autor do livro “What Makes Popcorn Pop”, David Woodside, sugere o seguinte:
No interior do grão, além da água, existe uma quantidade de amido em estado sólido que, com o aumento da temperatura, torna-se gelatinoso e tende a se dilatar. A pressão exercida pelo vapor d'água e pelo amido chega a ser maior que a pressão interna de um pneu de carro e rompe a dura casca do milho.
Segundo eles, é preciso que o grão não deixe a pressão escapar conforme é aquecido; se isso acontecer e o ar vazar, o grão não estoura. O estudo pode levar à produção de variedades de milho de pipoca com características que fujam do problema.
substantivo masculino Grão de milho que, ao se preparar a pipoca, sobra no fundo da panela sem rebentar.
Você deve esperar cerca de 30 segundos com todo o milho na panela e fora do fogo. Assim que passarem os 30 segundos, volte a panela para o fogo baixo, mexendo e chacoalhando a panela com a tampa fechada de vez em quando para que todos os milhos estourem – cuidado para não se queimar.
A dica é ter paciência porque demora um pouco até a temperatura dos ingredientes chegarem ao ponto de ebulição para o milho começar a estourar. Quando tampar não parar de mexer a panela, de vez em quando, sacudir a panela para os ingredientes misturarem bem à pipoca.
A pipoca estoura por causa de 3 elementos: A umidade dentro da semente, o amido dentro da semente e a casca que envolve a semente. Quando uma semente de pipoca esquenta, a água dentro da semente se expande. ... Nesse momento, a pressão dentro da casca aumenta bastante e a semente estoura.
O milho de pipoca estoura com o rompimento rápido da casca, liberando a pressão, expandindo o amido gelatinoso para fora do grão. Liberando a água no estado vaporizado, que rapidamente esfria o amido, que acaba assumindo o formato tão famoso da pipoca. If playback doesn't begin shortly, try restarting your device.
Porque o milho vira pipoca? Quando aquecido, o óleo e a água presentes no interior do milho, transformam o grão em um ambiente muito pressurizado. Nestas condições, o amigo do milho amolece e expande a casca, tornando-a menos resistente.
A diferença do milho de pipoca é que ele tem menos água (cerca de 14,5%) do que o milho verde e seu pericarpo tem uma casca quatro vezes mais resistente que a dos milhos que usamos para comer e fazer canjica
Artigos A Cultura do Milho Pipoca no Brasil, de Cleso Antônio Pacheco, pesquisador da Embrapa, e O Cultivo de Milho Pipoca no Brasil, de Eduardo Sawazaki, pesquisador do Centro de Plantas Graníferas – IAC
Quais as vitaminas mais completas?
O que plantar em setembro no Nordeste?
Qual é a idade da crise da Meia-idade?
Quais são os principais problemas ambientais globais regionais e locais?
Como fazer o Excel somar somente células filtradas?
Que horas fecha o portão da Fuvest?
Qual as principais características dos invertebrados *?
Qual é o menor número de três algarismos?
Quais são os tipos de infecção no sangue?
Qual a diferença entre coalhada e leite azedo?
Qual o objeto da consignação em pagamento?
Pode misturar losartana com hidroclorotiazida?
São exemplos de cargas dinâmicas?