Escolha de qualidade O consumidor deve verificar se no rótulo do produto há o selo do Serviço de Inspeção Federal (SIF), pois ele é a garantia de que o mel foi inspecionado pelo Ministério da Agricultura. Outra possibilidade é comprar diretamente de um apicultor conhecido.
dois anos
Por conta de sua composição – rica em açúcar e pobre em água, que impede a proliferação de microrganismos –, o mel tem mesmo um prazo de validade longo, mas não indefinido: ele precisa ser consumido em até dois anos, de acordo com determinação do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).
– teste da geladeira – coloque o mel um tempo na geladeira. Se ele começar a cristalizar, é mel puro mesmo. – teste do fósforo – mergulhe a ponta de um palito de fósforo no mel a ser testado, e depois o risque. Se o fósforo acender, é mel puro.
O mel jataí é produzido em todo o Brasil e tem cor clara e sabor levemente ácido. Ele é ótimo para amenizar os sintomas de gripes por ter ação descongestionante, além de também funcionar como um aliado para aumentar a imunidade do organismo.
Outra forma de perceber se o mel é puro ou não passa por mergulhar um palito no mel. Se ao retirar o palito começar a cair uma linha contínua então o mel é verdadeiro. Se escorrer e num instante parar, então o mel é falso. Finalmente existe mais uma forma de comprovar se o mel é puro, o tempo.
Pois, se são descobertas pela legislação escondendo essa informação dos consumidores, a pena pode ser tão grande que a empresa teria que fechar as portas. Por isso, se você é uma daquelas pessoas que quer descobrir como saber se o mel é verdadeiro, verifique bem a embalagem onde está contida a parte dos ingredientes.
Infelizmente, a menos que você viva na União Europeia ou na Flórida, EUA, talvez não possa confiar nos rótulos que dizem "mel puro". Devido à grande variedade do mel e ao alto número de xaropes de açúcar ou outros ingredientes que fabricantes inescrupulosos diluem nele, nenhum teste caseiro é totalmente bem-sucedido.
Favos de mel são mais propensos a serem puros, já que são tirados direto da colmeia. Porém, alguns apicultores alimentam suas abelhas com xarope ou açúcar artificial, o que pode levá-las a produzir mel adulterado. O mel cristalizado ou granulado pode ter mais chances de ser puro, já que alguns aditivos comuns não se cristalizam bem.
Como tirar o extrato de Imposto de Renda?
Como tirar o DNA de um morango?
Como fazer o backup do certificado digital A1?
O que o nervoso causa no corpo?
Como sacar o primeiro pagamento do INSS?
Como emitir DUT pela internet?
Como retirar tinta da madeira?
Como é a formação estrutural de uma imunoglobulina?
Quais os tipos de fórmulas que podemos representar a água?
Como tirar documento do Bloco de assinatura no sei?
Como é formada a impressão digital?
O que se sente quando está no período fértil?
Como tirar torta da forma removível?
Como funciona um telescópio Hubble e como ele produz imagens de objetos tão distantes da Terra?