Antigamente, o rodapé mais usado era o de 7 cm de altura. Hoje em dia, a versão mais popular é a de 15 cm. As opções costumam variar entre 10 a 25 cm. De forma geral, quanto mais alto o rodapé, maior deve ser o pé-direito – a altura entre o piso e o teto.
Se for baixo, opte por rodapés de 7 cm ou 10 cm de altura, pois eles darão a sensação de que o pé direito é mais alto. Se for alto, use rodapés de 15 cm ou 20 cm, que vão trazer elegância e equilíbrio ao ambiente.Com relação ao acabamento, existe um tipo especial para cada estilo decorativo.
Características Técnicas
Produto | Rodapé |
---|---|
Uso Indicado | para Piso |
Altura | 5 cm |
Comprimento | 240 cm |
Espessura | 26 mm |
Escolha um modelo de rodapé que aceite pintura, pode ser MDF, madeira, poliestireno, PVC e até os de resíduos reciclados, meus preferidos porque são sustentáveis. Pinte o rodapé da mesma cor da parede. Fica chique e dá a sensação de que seu pé-direito é mais alto já que não há “corte” visual na parede.
Muitos pisos de porcelanato costumam acompanhar peças de rodapé de porcelanato, facilitando o projeto de acabamento do piso. Para quem busca outras opções de acabamento, o piso de porcelanato também combina com modelos de rodapé de Cerâmica (embora seja uma escolha menos convencional).
O rodapé convencional é o tipo mais comum e mais utilizado dos tipos de rodapé, por ser de mais fácil instalação e apresentar menor custo. Nessa opção o rodapé é sobreposto à parede, ficando saliente em relação a ela.
Para transformar centímetros em metros, basta dividir por 100: 15/100 = 0,15 m. Significa, portanto, que no nosso exemplo, precisaremos de, no mínimo, 2,1 m² de piso para os rodapés, além do que já se calculou para o chão.
Para saber quanto é o m² do seu espaço, calcule largura x comprimento. Dessa forma, você terá a metragem total da área que receberá o revestimento. Na prática, se o seu ambiente tem 5 m de comprimento e 4 m de largura, serão 20 m² a serem cobertos. Ou seja, serão necessárias 80 peças de porcelanato.
Ao projetar uma casa, é comum ficar em dúvida quanto à altura ideal do rodapé e como combiná-lo. A verdade é que não existe uma medida certa. O arquiteto Diego Revollo explica que o rodapé precisa ser pensado junto a outros acabamentos, como piso, portas e guarnições. Por isso, sua altura varia conforme a proposta do projeto.
Para um resultado mais clássico e tradicional, prefira modelos altos, laqueados de branco ou outra cor clara, combinando com portas e guarnições no mesmo tom. A vantagem nesse caso é que o rodapé poderá disfarçar os pontos elétricos, pois todas as tomadas devem estar na faixa lisa do rodapé.
Qual é o tipo de rodapé mais adequado para cada ambiente? Os tipos de rodapé ideais para cada cômodo de uma residência dependem muito do material. Rodapés em MDF e madeira não são apropriados para locais úmidos, pelo contrário, nesses lugares eles correm o risco de empenar ou mofar. Portanto, são mais interessantes para salas e quartos.
Caso tenha que passar alguma fiação por trás do rodapé, é recomendável utilizar buchas e parafusos. Isso pode ajudar na hora de fazer qualquer manutenção. Para compor o canto da parede com o rodapé, é necessário tirar um molde com a própria madeira antes. A maneira mais correta de obter essa peça é fazendo o seu desenho primeiramente.
O que preparar para um chá da tarde?
Como comemorar formatura na quarentena?
Quem criou o Sistema Único de Saúde?
O que precisa para fazer uma festa de casamento simples?
O que fazer na praia de Camboinhas?
Como é a organização de um casamento?
Como saber se o seu namorado está te escondendo algo?
O que servir em uma festa de formatura simples?
Como saber se meu notebook roda FIFA 21?
Como organizar uma festa de fim de ano?
Como organizar uma festa de formatura simples?
Como utilizar a agenda de forma correta?
Como fazer aniversário de criança em casa?