Para a implantação de um programa de Farmácia Clínica Hospitalar, devem ser atendidos pré-requisitos primários: Apoio dos gestores, sistema de distribuição de medicamentos em Dose Unitária ou Dose Individualizada, tempo para a prática clínica farmacêutica e inserção na equipe multiprofissional.
A estrutura organizacional de uma Farmácia Hospitalar depende do tipo de atendimento assistencial da instituição, do número de leitos, das atividades da farmácia e dos recursos financeiros, materiais e humanos, disponíveis.
Farmácia Clínica é uma área da farmácia voltada à ciência e prática do uso racional de medicamentos, na qual os farmacêuticos prestam cuidado ao paciente, de forma a otimizar a farmacoterapia, promover saúde e bem-estar e prevenir doenças.
Para atuar com Farmácia Hospitalar, é necessário fazer uma pós-graduação lato sensu, isto é, em sentido estrito. Esse tipo de curso tem uma duração mínima de 360 horas — normalmente distribuídas entre 6 e 18 meses, a depender do curso — e aprofunda os conhecimentos na área, de forma que você se torne especialista.
São exemplos de tarefas importantes: Análise diária das prescrições, antes que elas sejam dispensadas para a equipe de enfermagem administrar ao paciente; Conferência diária da temperatura e umidade do local onde ficam armazenados os medicamentos na drogaria.
O Conselho Federal de Farmácia indica que além de farmácias e drogarias, o farmacêutico clínico pode atuar em diversos estabelecimentos, sendo eles hospitais, ambulatórios, unidades de saúde, além de instituições geriátricas ou de atendimento domiciliar.
R$ 1.485,00
Hoje quem trabalha como Auxiliar de Farmácia Hospitalar ganha em média um salário de R$ 1.485,00.
A Farmácia Hospitalar é uma especialização da área da saúde que lida diretamente com a logística farmacêutica dos medicamentos, visando seu uso mais racional.
Ainda que seja uma especialidade relativamente recente – o termo farmácia clínica surgiu na década de 1960 nos Estados Unidos – já existe uma bibliografia extensa sobre o tema. Reunimos aqui cinco livros para você se aprofundar no estudo dessa área da saúde.
Isso significa que, para além de avaliar as prescrições, o farmacêutico hospitalar também deve ter contato direto com as pessoas, explicando como os medicamentos agem no corpo, qual a forma e o horário correto de uso, e alertando sobre possíveis reações adversas.
Um resumo com todas as atribuições do farmacêutico clínico pode ser encontrado na resolução nº 585 de 29 de agosto de 2013, do Conselho Federal de Farmácia (CFF), que define as diretrizes da profissão.
O que é segurança da informação e seus conceitos?
O que é área permeável na construção civil?
Como se dirigir a um juiz por escrito?
Qual a importância da diversidade cultural para o povo brasileiro?
O que fazer quando tem mais de uma qualificadora?
É obrigatório o registro na Biblioteca Nacional?
Quanto tempo dura a faculdade de dermatologia?
Que tipo de material é considerado rejeito radioativo?
Quanto pesa um esqueleto humano?
Qual é a habilidade ef69lp05a?
O que significa dizer que a pessoa é 171?
O que é o módulo de um número complexo?
Quais são as exceções ao direito de imagem?
O que queima mais gordura cardio ou musculação?
Quanto custa uma Inscrição Estadual?