Nos primórdios da computação, os computadores não possuíam sistema operacional, apenas existindo o hardware do computador. Operador e programador da máquina eram uma só pessoa, ou seja, todas as instruções necessárias ao funcionamento do hardware eram realizadas manualmente.
O primeiro sistema operacional realmente funcional foi o GM-NAA I/O, da General Motors, criado para funcionar no IBM 704. A ideia era automatizar diversas atividades sem ter que reenviar constantemente códigos bases para fazer uma determinada função, além de gerenciar melhor os recursos do equipamento.
1ª. Geração: os programadores desenvolviam o programa e as funções que, atualmente, estão sob a supervisão do S.O; 2ª. Geração: o sistema de processamento em lote, que constituía no armazenamento prévio de diversos jobs para serem processados sequencialmente no computador, marcou esta geração.
O surgimento dos sistemas operacionais ajudou a acelerar o desenvolvimento de software. Não apenas facilitando o uso do computador e gerenciando os recursos mas também ajudando a simplificar a tarefa de desenvolver software.
Podemos, de forma segura, dizer que a computação moderna, em seus primórdios, não utilizava o conceito de sistema operacional. Na década de 70 do século 20, Steve Jobs teve a ideia de criar o computador pessoal que roda um sistema operacional compatível para usuários comuns. ...
O conceito de sistema operacional apareceu durante a segunda geração da computação moderna (19), através da programação em Batch. Assim, vários comandos já poderiam ser executados em sequência através de cartões perfurados, eliminando parte do trabalho do operador de terminal.
A história mudou com o primeiro SO.
Os sistemas operacionais evoluíram para monousuário/multitarefa com a incorporação de discos rígidos e outros periféricos nos microcomputadores. Em meados da década de 1980 crescem as redes de computadores pessoais utilizando sistemas operacionais para rede e sistemas operacionais distribuídos.
1. Quais são as duas principais funções de um sistema operacional? R: controlar o hardware e permitir executar os softwares.
História dos Sistemas Operacionais SSC0571 – Evolução Histórica da Computação e Aplicações Profa. Rosana Braga Material: (parte do material adaptado a partir dos slides do Prof. Dr. Paulo Sérgio Lopes de Souza) Timeline dos Sistemas Operacionais https://everlastingstudent.wordpress.com/timeline-of-operating-systems-since-the- 1950s/
Todos os dias, você liga seu computador para trabalhar, se divertir, navegar na web, jogar e fazer outras tantas coisas. Poucos segundos após apertar o botão “power”, um componente importantíssimo entra em cena: o sistema operacional.
Como o próprio nome sugere, este foi um sistema operacional desenvolvido especialmente para os processadores Intel 8086. Desenvolvido pela Seattle Computer Products, este software não durou muito, pois a Microsoft comprou a ideia e resolveu transformá-lo no MS-DOS.
Poucos segundos após apertar o botão “power”, um componente importantíssimo entra em cena: o sistema operacional. Hoje, o mercado está bem segmentado, mas muitas pessoas ainda usam o Windows. Contudo, a história nem sempre foi assim. Ao longo dos anos, diversas companhias desenvolveram sistemas para se adequar a diferentes tipos de usuários.
Qual cidade da Bahia foi inundada?
Qual é a melhor maneira de ler em voz alta ou em silêncio?
Como saber se uma AR foi entregue?
O que passar primeiro água micelar ou sabonete?
Como fazer validação de segurança Santander?
O que é uma estrutura homóloga?
Qual a melhor cor para tirar o vermelho do cabelo?
Qual salmo para quem está doente?
Como usar o Kindle pela primeira vez?
Como pagar boleto com o número do código de barras?
Porque os judeus saíram de Israel?
Como recuperar arquivo da área de trabalho?
Quanto um bezerro engorda em um ano?
Quem julga o Governador em caso de crime de responsabilidade?