Os seres humanos entendiam a doença como “perda da alma”, “invasão do corpo por de- mônio”, “castigos”, “bruxaria” e “fatalidades”. A alma, entendida como “sombra” ou “duplo” da pessoa, podia separar-se do corpo devido a ação dos deu- ses ou inimigos humanos, a cura só era possível através do reencontro da alma.
Na Antiguidade as concepções de saúde dos povos estavam ligadas à natureza e à convivência em grupo. A condição de enfrentamento social e a compreensão dos eventos de equilíbrio e desequilíbrio da natureza e seus deuses eram condições para os povos, tribos e população terem sobrevivência e saúde.
“O que conhecemos como clínica médica surgiu há apenas cerca de 200 anos. Até então, os tratamentos eram quase sessões de exorcismo”, diz ele. De fato, os médicos jogavam baforadas de fumaça, produzida pela queima de tabaco, para expulsar a peste de seus pacientes.
Resumindo, a doença foi vista, pelos primitivos, como resultado de alguma coisa misteriosa, introduzida no corpo da vítima, ou como decorrência de atos má- gicos realizados por deuses ou por feiticeiros.
As doenças de causas desconhecidas eram atribuídas à manifestação de forças sobrenaturais; e o mistérios dolorosos da doença e da morte, eram causados por demônios, assim como, as tempestades, a escuridão e as noites sem luar.
36 curiosidades que você vai gostar
Tumores, malformações congênitas e muitas outras condições são conhecidas hoje para muitas populações pré-históricas. Práticas cirúrgicas como as trepanações cranianas, a extração dentária, e as amputações foram realizadas com facas de metal e pedra.
O tratamento de saúde mais comum do neolítico era abrir um buraco no crânio para aliviar dores de cabeça e convulsões. Antes, porém, os curandeiros passavam pela escola de medicina (veterinária) ... Pois é: alguns médicos da pré-história achavam que, sem tratamento, ela explodiria mesmo.
Na Era Moderna (séc. XVII e XVIII) o conceito baseava-se na química, onde as doenças eram provocadas por agentes externos ao organismo. Os processos que ocorrem no corpo são químicos, os melhores remédios para expulsar a doença também seriam químicos.
Nessa época, os profissionais dos hospitais eram religiosos e voluntários, os médicos realizavam visitas esporádicas, o local não tinha a função de curar o doente e, sim, tentar assegurar a salvação da alma no momento da morte.
Quanto tempo posso guardar a ganache?
Como copiar e colar um boleto no Word?
Qual o nome de juros sobre juros?
O que é uma variavel independente?
Em qual cidade existe vampiro?
Quem se aposenta perde os 40% do FGTS?
Como fica uma pessoa que está infartando?
Quais são os 80 órgãos do corpo humano?
Como guardar botijão de gás aberto?
Quem foi o primeiro a obter o Sharingan?
Quantos planetas existem no Pequeno Príncipe?
Quanto tempo posso ficar em Portugal com visto de turista?
Qual o melhor chá para tomar depois da refeição?
Quantas vezes por ano a bananeira dá fruto?
Quem pode ser sócio ostensivo?
Quanto tempo estudar um idioma por dia?
Quais são os passos para fazer um artigo de opinião?