Dentro da monarquia, o poder do rei era limitado pelo Senado e a Assembléia Curiata. O primeiro era formado por um conselho de anciãos que fiscalizava as ações do rei. Já a assembléia era um órgão que reunia os representantes das tribos que dividiam a população romana.
A monarquia começou a partir da união de povos que viviam na península Itálica, em torno de uma estrutura defensiva e de uma figura política, o Rex ou Rei, com o objetivo de se defender dos Etruscos ao norte da península Itálica.
O monarca possuía poderes militares, administrativos, judiciários (possuía poderes absolutos sobre as leis), além de escolher cargos públicos.
A lista canônica dos sete reis de Roma, ou oito, se incluirmos Tito Tacio, é a seguinte: Rômulo, Numa Pompílio, Túlio Hostílio, Anco Márcio, Tarquínio Prisco, Sérvio Túlio e Tarquínio, o Soberbo.
Toda a época da monarquia romana, que vai durar até 509 a.C., abrange a vida de sete reis, com um governo que dura 250 anos.
37 curiosidades que você vai gostar
Monarquia é uma forma de governo, sendo a mais antiga em vigência nos dias atuais. Em uma monarquia, o rei/rainha ou imperador/imperatriz ocupa o cargo de monarca e, geralmente, é chefe de Estado, podendo ser também chefe de governo. Essa variação vai depender, basicamente, do tipo da monarquia.
A monarquia é um sistema de governo no qual quem governa, ou seja, quem é o chefe de Estado, é o rei - o monarca. Nesse tipo de sistema, o poder é hereditário, ou seja, passa de pai para filho, não havendo, portanto, eleições. O poder de um rei é vitalício e perdura até que ele morra ou renuncie.
A república romana: características e organização. Com a chegada da república romana, extingue-se a figura do rei e é estabelecido um sistema no qual o poder era dividido entre os magistrados (entre eles, destacam-se cônsules e tribunos da plebe), o Senado e, posteriormente, o conselho da plebe.
No século VII a.C., a cidade de Roma passou a ser governada por reis de origem etrusca. O primeiro deles, Tarquínio, O Antigo; foi responsável pela construção de importantes obras públicas. Sérvio Túlio, seu sucessor, preocupou-se em proteger a cidade com a construção de uma muralha.
Características de uma república
Preza pela liberdade, pela pluralidade política e igualdade entre a população, sendo que essa última tem direitos e deveres garantidos por um conjunto de leis. É um estado laico, na maioria das vezes.
Nessa época a sociedade da Roma Antiga era constituída por quatro grupos: patrícios, plebeus, clientes e os escravos. Como citado na fase da monarquia já havia a divisão entre patrícios, plebeus, clientes e os escravos. Os primeiros eram aquele que faziam parte da classe nobre e eram proprietários de terras.
A história política de Roma está dividida em três períodos: Monarquia ou Realeza (753-509 a.C.), República (509-27 a.C.) e Império (27 a.C.-476 d.C.). Cada período da história romana possui características próprias, que demonstram a evolução socioeconômica e política dessa sociedade.
Na monarquia o chefe de Estado se mantém no poder durante toda a vida, ou até abdicar. Na república, o chefe de Estado é eleito democraticamente para um determinado período de tempo. Em uma monarquia, com exceção das monarquias eletivas, que não são tão comuns atualmente, a hereditariedade é um fator importante.
Os dois tipos de monarquia que existem na atualidade são: a monarquia constitucional e a monarquia absoluta.
Uma breve (e recente) história da monarquia italiana
Itália é uma terra sem rei desde 2 de junho de 1946 (os 75 anos de república assinalam-se muito em breve), dia em que, por meio de um referendo, o povo escolheu passar a ter um presidente como chefe de Estado.
Humberto II (Racconigi, 15 de setembro de 1904 – Genebra, 18 de março de 1983), apelidado de "o Rei de Maio", foi o último Rei da Itália entre maio e junho de 1946. Era o único filho homem do rei Vítor Emanuel III e sua esposa, a princesa Helena de Montenegro.
O que é República:
República é uma palavra que descreve uma forma de governo em que o Chefe de Estado é eleito pelos representantes dos cidadãos ou pelos próprios cidadãos, e exerce a sua função durante um tempo limitado. Esta palavra deriva do latim res publica, expressão que pode ser traduzida como "assunto público".
7 características políticas e econômicas da República Oligárquica– Política do Café com Leite. ... – Política dos Governadores. ... – Coronelismo. ... – Voto de cabresto. ... – Começo da industrialização brasileira. ... – Formação de bairros operários e chegada de imigrantes. ... – Tenentismo.
A Primeira República é marcada pelo predomínio das oligarquias na política brasileira. O coronelismo, o clientelismo e o mandonismo são características essenciais do funcionamento do sistema político da Primeira República.
Luís XIV (1638-1715)
Foi a pessoa com o maior reinado da história da monarquia no mundo inteiro. Conhecido por Rei Sol por sua personalidade absolutista, que tomava para si qualquer decisão possível para o país.
Qual a melhor profissões na área da beleza?
Qual melhor colírio para quem tem glaucoma?
Como encontrar pessoas da minha cidade no Facebook?
Qual a importância das Cavalhadas para o Estado de Goiás?
Qual é a pena máxima no Brasil?
Quais os benefícios da folha de boldo?
O que o iPhone tem de tão bom?
Como funciona a opção de venda?
Quais os principais conceitos da administração?
O que são as chamadas mulas do tráfico?
Quais os fatores que influenciaram a industrialização francesa?
Quanto tempo vale um prontuário?
Quais os principais conceitos de sistemas?
Quanto custa uma bolsa em Harvard?
O que é educação para o consumo consciente?
Qual é o signo que combina mais com Touro?