A democracia era o governo exercido pelo povo, ao contrário dos impérios que eram liderados por dirigentes que eram considerados deuses, como foi o caso do Egito dos Faraós. A democracia desenvolveu-se principalmente em Atenas, onde os homens livres tinham oportunidade de discutir questões políticas em praça pública.
Os indivíduos/cidadãos eram iguais perante as leis, e considerados aptos para colaborar com os rumos da sociedade. Todos os cidadãos participavam diretamente das deliberações políticas do governo da polis*. Desta forma, a cidadania grega se fundamentava nos Direitos Políticos.
Segundo essa personagem histórica, a democracia era o governo “do povo, pelo povo, para o povo." ... Dessa forma, não poderíamos falar que a democracia ateniense era excludente. Na obra do filósofo ateniense Aristóteles, a democracia é definida como um governo constituído por homens livres.
Política. A principal característica política do feudalismo era a descentralização do poder. O rei tinha pouca ou nenhuma autoridade e, em troca de ajuda militar, era comum que cedesse grandes porções de terra (os feudos) a membros da nobreza.
Na Antiguidade clássica, o critério utilizado pelos gregos para definir um governo democrático foi a "fonte" ou "origem" da autoridade política. ... Na concepção idealista da democracia grega, o poder ou "vontade do povo" se manifestava nas assembleias públicas das cidades-estados.
A política surgiu na Grécia, aproximadamente no século VI a.c. Nesse período, o homem grego começou a passagem da consciência mítica para a atitude filosófica. Como a política surgiu nessa fase, ela não era como é hoje, pois dizia respeito exclusivamente à organização das pólis.
Cidadãos: grupo de pessoas nascidas em Atenas e de pais atenienses. Tinham direitos políticos e direito à propriedade. ... Eram bem aceitos na sociedade ateniense, mas não tinham direito à cidadania.
Sobre a história política da Grécia, na Antiguidade Clássica, pode-se dizer que esta se caracterizou: a) pela alternativa de dinastia hegemônica. b) por uma federação estável, que era regida de forma ditatorial. c) por uma organização imperial.
Ora, se tratarmos por "Estado" a dimensão política da Grécia Antiga ou de Roma, estaremos traçando uma imprecisa e equivocada relação de continuidade entre essas formas políticas antigas - baseadas no domínio direto da Nobreza sobre toda a população - e nosso Estado hodierno.
(UEMS) A cultura grega contribuiu diretamente na inauguração de várias manifestações artísticas, filosóficas e científicas. Também marcou a origem da Mitologia, que buscava a explicação para as principais questões da existência humana, da natureza e da sociedade.
Os gregos e romanos possuem um parentesco étnico. O Estado-Cidade romano era chamado de Civitas e em seu crescimento houve grande influência das colônias helênicas localizadas ao longo da Itália meridional. Em primeira instância a monarquia (patriarcal) era exercida pelo Estado e posteriormente passou para a república.
Qual o valor do seguro de um caminhão?
Como fazer Passaporte Anual do Beto Carrero?
Como funciona o seguro de obra?
Como funciona o jogo quadribol?
O que significa mudança no relacionamento?
Como funciona o sensor de pressão absoluta?
Como funciona o algoritmo Round Robin?
Como funciona o plano de saúde do Bradesco?
Como funciona o Cartão de Todos?
Quais os benefícios do teste vocacional?
Como funciona o SOS no celular?
Para que serve o Santander Way?
Como funciona Seletivo Univali?
Como agir com um ficante que tem namorada?
Como calcular a quantidade de aço?