A política dessas duas cidades talvez tenha sido a maior diferença entre elas. Atenas estabeleceu uma série de reformas que deram origem ao seu governo, de caráter democrático (mesmo que apenas 20% dos atenienses participassem dessa “democracia”). Em Esparta, o domínio da Aristocracia total prevalecia.
Os espartanos eram a sociedade comum, os descendentes dos dórios eram os únicos a possuírem direitos políticos), os periecos eram os responsáveis pelas atividades ligadas ao comércio e artesanato) e os hilotas que eram escravos de guerra.
Esparta foi uma das mais importantes cidades-estado da Grécia Antiga e ficou marcada por ter uma sociedade hierarquizada com pouca mobilidade social. Dentro dessa estrutura social, os esparciatas eram a classe privilegiada, gozando de riquezas oriundas de suas terras, e eram os únicos com direitos políticos.
Os periecos se caracterizavam como grupo antigo da região, composto por pequenos comerciantes e artesãos. Já os Hilotas se constituíam como o grupo de miseráveis da sociedade, onde trabalhavam nas terras dos esparciatas, não tinham direitos políticos e eram alvos de perseguição e massacre.
A sociedade ateniense era dividida no período de seu apogeu em: Eupátridas (alta aristocracia, com direito a cidadania, que foi progressivamente abrangendo os menos ricos); Metecos (pequenos comerciantes, sem direitos de cidadão) estrangeiros.
Atenas possuía uma democracia direta, onde todos os cidadãos atenienses participavam diretamente das questões políticas da polis. ... Como forma de garantir o processo democrático na cidade, Clístenes adotou o “ostracismo”, onde os cidadãos que demostrassem ameaças ao regime democrático sofreriam um exílio de 10 anos.
As duas principais características de Esparta eram o caráter militarista e oligárquico. Militarista porque um dos principais objetivos era formar modelos de soldados bem treinados fisicamente para defender os interesses políticos da pólis.
Esparta era uma cidade militarizada, com rígida disciplina social e que usava da força para controlar o grupo dos hilotas, os escravos que trabalhavam nas terras dos esparciatas. ... Esparta era uma pólis aristocrática, e somente os esparciatas eram considerados cidadãos.
A formação dos guerreiros espartanos era um dos principais elementos da ordem social da cidade. A preparação para a guerra e a posse de um efetivo permanente de soldados, disciplinados e austeros, constituíam o aspecto fundamental da sociedade espartana.
Eupátridas: os nobres, grandes proprietários de terras (Elite política); Georgóis: os agricultores, pequenos proprietários de terras (Ficavam com as piores terras); Demiourgoi : artesãos, comerciantes ; Thetas: camponeses pobres e trabalhadores.
A cidade era composta pelas cidades-estados e cada uma delas tinham suas próprias características. Dentre elas estava a sociedade espartana, localizada na região da Lacônia, Península ao sudeste Peloponeso, que se estabeleceu com a chegada dos Dórios.
Eles buscavam a total independência financeira, ou seja, a autossuficiência. A cultura espartana era basicamente militar, já que os jovens eram educados para a guerra. Os homens deviam ser entregues ao Estado pelos pais assim que completassem 7 anos, onde receberiam ensinamentos militares até que completassem 60.
A economia espartana era baseada no cultivo de cerais, videiras e oliveiras, além da extração de minerais. Os espartanos temiam as influencias estrangeiras, então diminuíram ao máximo o comércio com o exterior. Eles buscavam a total independência financeira, ou seja, a autossuficiência.
Os espartanos, ou esparciatas, descendentes dos primitivos invasores dórios, formavam a classe dominante, e seus membros eram os únicos que tinham direitos políticos e eram considerados os cidadãos de Esparta. Para pertencer a essa classe, os indivíduos precisavam ter pais cidadãos, além de ter recebido a educação dispensada pelo Estado.
Como dividir a imagem em 3 partes no Corel Draw?
Como separar em sílabas a palavra associação?
O que deve ter dentro de um frigobar?
Como editar vários texto no AutoCAD?
Como separar em sílabas a palavra confiança?
O que são os Climogramas e como podemos Interpretá-los de forma útil para as sociedades?
O que a grávida deve usar no lugar do açúcar?
Como se separa a palavra cuidado?
Como subtrair valores no Google planilhas?
Como separar em sílabas a palavra corrupção?
Como os Arcos da Lapa são utilizados hoje?
Como separa a sílaba da palavra amizade?
Como separar a sílaba da palavra Radiouvinte?
Como vedar o cheiro do vaso sanitário?
Para que servia o Arco da Lapa?
Como separar sílabas no final da linha?