A segunda geração do Romantismo no Brasil é conhecida como Ultrarromantismo e é caracterizada por uma volta ao mundo interior e por uma temática pessimista.
O Romantismo possui três fases: indianismo, ultrarromantismo e geração social. Cada uma dessas fases tem suas características próprias e autores de destaque. Gonçalves Dias, Manuel de Araújo Porto-Alegre e Gonçalves de Magalhães, renomados escritores do século XIX.
O nome Condoreirismo está associado ao condor e outros pássaros que voam alto e enxergam a grande distância, pois era assim que os poetas condoreiros pretendiam ser ao assumir a missão de mostrar o caminho da justiça e da liberdade para os “homens comuns”.
A Terceira Geração Romântica no Brasil é o período que corresponde de 1870 a 1880. Conhecida como "Geração Condoreira", uma vez que esteve marcada pela liberdade e uma visão mais ampla, características da ave que habita a Cordilheira dos Andes: Condor.
A primeira geração do Romantismo, também conhecida como indianista, foi um dos principais movimentos literários brasileiros do século XIX.
27 curiosidades que você vai gostar
A primeira geração romântica no Brasil é o período que corresponde de 1836 a 1852, baseada no binômio “Nacionalismo-indianismo”. Seu marco inicial foi a publicação de “Suspiros Poéticos e Saudades” (1836) do escritor Gonçalves de Magalhães (1811-1882).
A primeira geração do Romantismo no Brasil é também conhecida como indianista ou nacionalista, em razão da valorização do índio e da pátria.
Por tais influências, essa geração é também conhecida como condoreira ou hugoana.
As principais características dessa geração são o nacionalismo, o indianismo, a busca pela liberdade, o sentimentalismo e as abordagens religiosas. O contexto histórico que marcou essa geração foi a proclamação da independência. O romantismo trabalha a formação da identidade através do histórico nacional.
Sentimento de liberdade, nacionalismo ufanista, denúncia social e busca de uma identidade nacional, são algumas das principais caraterísticas da poesia abolicionista de Castro Alves. Além de descrever aspectos do navio de escravos, Castro Alves apresenta também a natureza circundante (o mar, o céu, o luar).
O condoreirismo é uma parte da escola literária da poesia brasileira, que pertence à terceira fase do Romantismo de 1870 a 1880. Os escritores dessa época desenvolveram a poesia condoreira ou poesia social, com o objetivo de tratar sobre os problemas sociais brasileiros, mas em forma de manifestação literária.
Por isso, a terceira fase do Romantismo também é conhecida como geração condoreira, pois o condor é uma ave que, voando muito alto, representa o desejo de renovação da sociedade brasileira. Na verdade, a terceira geração romântica questiona a ideologia da primeira geração.
Byronismo. Inspirado na vida e na obra de Lord Byron, um poeta inglês. Estilo de vida boémio, voltado para vícios, bebida, fumo, podendo estar representado no personagem ou na própria vida do autor romântico. O byronismo é caracterizado pelo narcisismo, pelo egocentrismo, pelo pessimismo, pela angústia.
Inicialmente, o Romantismo brasileiro se caracterizou pela sua busca pela identidade nacional e resgate da cultura e do folclore. Nesse período, houve destaque para temas como o índio, regionalismos, exaltação da natureza e realidade social do país.
A primeira geração romântica no Brasil teve como principais características o nacionalismo e o indianismo. Os temas mais explorados pelos escritores desse momento são: natureza, sentimentalismo, religiosidade, ufanismo e nacionalismo.
São características da primeira geração do Romantismo brasileiro, exceto: a) Exaltação da natureza e da liberdade. b) Indianismo. c) Nacionalismo ufanista.
O Condoreirismo é o nome atribuído à vertente social e abolicionista da poesia romântica. É conhecido também como a terceira e última geração da poesia romântica. Os poetas condoreiros foram inspirados pelos ideais libertários defendidos por Victor Hugo.
Castro Alves, ou Antônio Frederico Castro Alves, é um poeta romântico do século XIX. ... É conhecido como o “Poeta dos Escravos”, em função de suas poesias de cunho abolicionista. O escritor também escreveu poemas de amor, mas sua poesia de cunho social fez dele o principal nome da terceira geração romântica.
A segunda geração romântica, também conhecida como ultrarromântica, é caracterizada pelo egocentrismo e um forte tom depressivo. Imagem da primeira publicação da obra Os sofrimentos do jovem Werther , obra de Goethe. A segunda geração do Romantismo brasileiro é denominada ultrarromântica ou byroniana.
O nacionalismo romântico (também chamado de nacionalismo orgânico ou nacionalismo da identidade) é uma forma de nacionalismo na qual o Estado deriva sua legitimidade política como consequência orgânica da unidade dos indivíduos que este governa.
O nacionalismo romântico inspirou os processos pelos quais os épicos folclóricos, as lendas recontadas e até os contos de fadas, publicados em dialetos existentes, eram combinados com uma sintaxe moderna para criar uma versão “revivida” de uma linguagem.
A produção literária dos autores brasileiros do Romantismo é subdividida em três gerações. São as chamadas gerações românticas no Brasil. A primeira geração é denominada nacionalista ou indianista. A segunda geração romântica foi batizada de "geração do mal-do-século" e a terceira de "geração condoreira".
Modernismo - Primeira fase literária
O Modernismo foi criado no período compreendido entre 1922 a 1930 e teve início com o marco da Semana de Arte Moderna em fevereiro 1922, no teatro Municipal de São Paulo e pretendia fazer com que a população, de modo geral, tomasse consciência da realidade brasileira.
A geração de 1930, segunda fase do modernismo brasileiro, compreende o período de 1930 a 1945. Foi influenciada, portanto, por um contexto histórico marcado por conflitos sociais e políticos, como a Revolução de 1930 e a Revolução Constitucionalista de 1932 (durante a Era Vargas), além da Segunda Guerra Mundial.
Características da 1ª fase do Modernismo
Poesia sem rima e sem métrica. Ironias e linguagem informal. Humor e erros gramaticais. Assim eram as características marcantes da 1ª fase modernista.
Como habilitar o ID Santander no celular?
Como configurar o Java para o PJe?
Como proceder a habilitação de créditos trabalhistas na recuperação judicial?
Porque o Java não funciona no Internet Explorer?
Como gravar um vídeo compartilhando a tela do celular?
Como melhorar emote de maestria LoL?
Quem tem um olho é deficiente?
Porque aparece funcionalidade desabilitada no Caixa Tem?
Como se chama a pessoa que perdoa?
O que são anjos em nossas vidas?
Como habilitar o Flash do Stardoll?
Como se chama sócio de uma empresa?
Como se chama a coleção de Provérbios?
Como se chama o milho da pipoca que não estoura?
Como funciona o ministério infantil?
Como faço para ligar para a Bahia?