A educação grega era centrada na formação integral do indivíduo. Quando não existia a escrita, a educação era ministrada pela própria família, conforme a tradição religiosa. A transmissão da cultura grega se dava também, através das inúmeras atividades coletivas (festivais, banquetes, reuniões).
A educação grega era um modo de formação que buscava educar o corpo e a mente, a partir das atividades relacionadas com a cultura grega e sua filosofia. Mente e corpo unidos num método que, apesar das transformações ao longo dos séculos, influenciou todo o modo de compreender o papel da educação.
Tanto atenienses quanto tebanos ou espartanos tinham uma forma de educação aristocrática, isto é, as pessoas eram educadas a partir do modelo dos heróis das narrativas homéricas, para deles imitar as virtudes que tornariam o homem o melhor possível. Entre essas virtudes, estavam a coragem, a prudência e a astúcia.
As mulheres e os homens tinham acesso a educação primaria, as garotas de classe social alta podiam ter acesso a um tutor particular, geralmente um escravo de origem grega ou romana, mas tambem podia ser um parente como no caso de Perilla, que foi ensinada na arte da poesia por seu pai o celebre poeta Ovidio, e ...
Educação na antiguidade
Reconhecida por seu poder militar e caráter guerreiro, o modelo de educação espartano baseava-se na disciplina rígida, no autoritarismo, no ensino de artes militares e códigos de conduta, no estímulo da competitividade entre os alunos e nas exigências extremas de desempenho.
21 curiosidades que você vai gostar
Mas as diferenças entre as escolas antigas e atuais não se resumem apenas a tecnologia. Do papel do professor ao protagonismo do aluno, passando pelo método de ensino e o perfil curricular, as escolas antigas e atuais têm muitas diferenças, que foram aumentando com a chegada de metodologias de ensino inovadoras.
Antes de existirem as escolas, antes do século XVI, a educação das crianças era dada a partir por mestres e aprendiam sobre ferramentaria, tecelagem, selagem de animais, produção de vinhos entre outras coisas. A alfabetização não era para ler e escrever mas para uma profissão.
As crianças do sexo masculino, a partir dos sete anos, eram retiradas da família e inseridas em escolas-ginásios onde recebiam, até os 16 anos, uma formação de tipo militar, que devia favorecer a aquisição da força e da coragem.
O modelo grego clássico de educação, a paideia, visava à preparação do cidadão para a vida adulta, uma formação completa, um processo de educação que se perpetuava por toda a vida.
A educação formal grega era principalmente para homens e não escravos. Em algumas poleis, foram aprovadas leis para proibir a educação de escravos. Os espartanos também ensinavam música e dança, mas com o objetivo de melhorar sua capacidade de manobra como soldados.
Na análise da educação na Grécia clássica, observa-se que o modelo sofístico foi desmascarado e substituído pelas ideias de Sócrates e Platão. O caráter comunitário da Paideia (educação) grega imprimiu-se em cada membro, sendo fonte da ação e do comportamento.
O objetivo da educação na escola pública é atingir a qualidade social para todos e cada um dos seus alunos; garantir de forma sistemática a apropriação do conhecimento acumulado pela humanidade; desenvolver as diversas habilidades; contribuir para o desenvolvimento integral do sujeito histórico; para ter visão de mundo ...
Paideia (em grego clássico: παιδεία) é a denominação do sistema de educação e formação ética da Grécia Antiga, que incluía temas como Ginástica, Gramática, Retórica, Música, Matemática, Geografia, História Natural e Filosofia, objetivando a formação de um cidadão perfeito e completo, capaz de liderar e ser liderado e ...
A educação grega tinha como princípio a formação integral do indivíduo, corpo e espírito, tendendo ora para intelectualização por meio de debates, estudo da filosofia, ora para a preparação militar, por meio de exercícios e esportes.
Paideia (παιδεία) é um termo do grego antigo, empregado para sintetizar a noção de educação na sociedade grega clássica. Inicialmente, a palavra (derivada de paidos (pedós) - criança) significava simplesmente "criação dos meninos", ou seja, referia-se à educação familiar, os bons modos e princípios morais.
Processo de educação, na Grécia antiga. Grafia no Brasil: paidéia. Grafia alterada pelo Acordo Ortográfico de 1990: paideia.
A educação ética e política é o traço fundamental da essência da paideia. A educação é assumida como ação consciente. A educação para os gregos é a manifestação do esforço constante da poiésis e do pensamento grego, logos, para conseguirem uma expressão normativa da forma do homem.
A educação era direcionada pela ideologia militarista, em que a prioridade era a formação de bons guerreiros. O homem para se tornar um soldado teria que passar por uma longa jornada de preparação. Logo que entregue ao Estado, a criança iniciava sua educação cívica composta por valores éticos e morais.
Como era a educação dos atenienses
A educação formal grega praticada em Atenas era direcionada somente aos homens a partir dos sete anos de idade e visava o desenvolvimento físico e intelectual do ser humano, baseando-se em três pilares: a ginástica, a música e a escrita.
A principio todas as crianças do sexo masculino a partir dos sete anos eram iniciadas na educação elementar, passando a educação secundaria ao finalizar este modulo os filhos de famílias pobres saiam para trabalhar e os de família ricas continuavam seus estudos na educação superior.
Uma dessas principais mudanças sociais que influenciou a área da educação foi a chegada das tecnologias de comunicação e informação. A evolução da tecnologia possibilitou mais que a conexão de computadores, ela viabilizou novas formas de conexões entre as pessoas, as culturas e os diversos grupos.
O processo de educação na Idade Média era de total responsabilidade da Igreja. As escolas funcionavam anexas às catedrais ou às escolas monásticas, muitas funcionavam nos mosteiros. A Igreja foi um instrumento essencial no processo da educação na Idade Média, a grande disseminadora do conhecimento.
“No século XX, a escola sofre processos de profunda e radical transformação. modelo educacional também deveria ser copiado, uma vez que pela educação viria o desenvolvimento da nação. Assim, “a escola se impôs como instituição-chave da sociedade democrática” (CAMBI, 1999, p. 513).
Nem a escola de educação profissional! Ela requer profundas modificações de formação e preparação dos professores e alunos, e nesta perspectiva há a necessidade por parte dos educadores de um novo jeito de ensinar / educar, proceder, aprender para poder mudar. ...
A educação brasileira, que em outros contextos históricos era muito mais precária, hoje apresenta avanços significativos no que diz respeito a fatores como infra-estrutura, formação de professores, material didático, inovações tecnológicas, entre outros aspectos que deveriam favorecer a aprendizagem.
Como usar o ativador de bronzeado?
O que destrói a camada de ozônio?
Como utilizar todas as ferramentas do WhatsApp Business?
Como as Planices se constituem?
Pode usar creme de pentear junto com ativador de cachos?
Quais os sintomas de coágulo no sangue?
Como importar certificado https?
Como usar o atril no Minecraft?
Qual a formação do past perfect?
Como usar as ferramentas do Instagram para vender?
O que é tensão superficial em biologia?
Como funciona as duas câmeras do Moto E6s?
Quais as principais Ferramentas do Word 2010?
Qual a melhor panela de aço cirúrgico?