7 Dicas para equilibrar razão e emoção
Deste modo, mostrou-se que as emoções não são vistas necessariamente como atos racionais, não são causadoras diretas da cognição, mas geram sentimentos e atos racionais que têm influência na aprendizagem e tomada de decisão. ... A razão e a emoção moram juntas. Mais, as emoções podem muito bem ser processos racionais.
Se você é uma pessoa mais racional, pode desenvolver mais seu lado emocional, intuitivo, através de alguns exercícios. Pinte quadros, escreva seus sonhos em uma folha, leia poesia, fique por um tempo sem usar relógios, pratique meditação, aprenda a tocar um instrumento musical, preste atenção na melodia das músicas.
Agir com a razão é pensar no amanhã, nas conseqüências de uma decisão. A razão nos coloca um freio e diz: "É melhor arriscar com cautela e medir as conseqüências dos seus atos".
A razão diz uma coisa e o coração diz outra totalmente diferente. Conflito entre o que você quer e o que você deveria fazer. Devemos evitar extremos, afinal se formos somente emoção iremos nos decepcionar muito, nos envolvendo em situações difíceis.
Nossas decisões são regadas por razão e emoção. Ambas são extremamente importantes e precisam estar harmonizadas para tomar uma decisão. Isso porque, apesar de sempre ouvirmos que precisamos ser racionais na hora de decidir alguma coisa, é a emoção que media a razão.
Palavras que rimam com corrupto?
Onde os professores ganham mais?
Quais são os riscos da anestesia geral?
Como funciona o registro por hora?
O que é determinação social do processo saúde-doença?
Como cuidar de um gatinho que acabou de nascer?
Tem que pagar para entrar na Biblioteca Nacional?
Para que servem a média a mediana é a moda de um conjunto de valores?
O que um síndico deve fazer para evitar ações judiciais ao condomínio?
Pode deixar o ar condicionado muito tempo desligado?
Quais são os requisitos dos materiais de moldagem?