O impacto da atividade física moderada de pelo menos 30 minutos por dia tem um valor inestimável para a saúde e bem-estar em qualquer idade - contribuindo para redução dos riscos de doenças, melhora do humor, maior independência e mais interação social, em comparação com pessoas inativas.
Por isso, separamos cinco dicas para você envelhecer com saúde e aproveitar muito anos mais.
As perspectivas de um envelhecimento digno ainda são limitadas diante da predominância de uma insistente abordagem de infantilização e tratamento do idoso como carente e frágil. Esse sentido de vitimização enfraquece sua autonomia e as possibilidades do idoso se assumir como sujeito de seus atos.
Envelhecer no Brasil significa enfrentar muitos desafios, principalmente para as pessoas com baixo poder aquisitivo que não conseguem suprir suas necessidades básicas, pois o país não está preparado para essa nova realidade que está posta, trabalhando com uma política pública que não consegue atender essa população com ...
Envelhecimento saudável e ativo é intimamente ligado a um estilo de vida que inclui atividade física regular e, em paralelo, escolhas sábias de alimentos. Boa nutriçao e exercícios funcionam melhor para desacelerar o processo de envelhecimento quando ambos são rotineiramente parte da vida do indivíduo.
Confira abaixo 10 dicas para o envelhecimento saudável que podem ser implementadas em qualquer idade.
Envelhecer com saúde é o sonho de qualquer pessoa. Com a expectativa de vida aumentando cada vez mais, todos querem aproveitar ao máximo o nosso tempo de vida da melhor forma possível, e preferencialmente sobrando saúde. Atualmente, 14,3% dos brasileiros são idosos, o que dá algo em torno de 30 milhões de pessoas.
O envelhecimento ativo e saudável é o grande objetivo nesse processo. Se considerarmos saúde de forma ampliada torna-se necessária alguma mudança no contexto atual em direção à produção de um ambiente social e cultural mais favorável para população idosa.
No Brasil, o número de idosos (≥ 60 anos de idade) passou de 3 milhões em 1960, para 7 milhões em 1975, e 14 milhões em 2002 (um aumento de 500% em quarenta anos) e deverá alcançar 32 milhões em 2020. Em países como a Bélgica, por exemplo, foram necessários cem anos para que a população idosa dobrasse de tamanho.
O envelhecimento da população não basta por si só. Viver mais é importante desde que se consiga agregar qualidade aos anos adicionais de vida.
Envelhecimento e saúde da pessoa idosa / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Atenção Básica – Brasília : Ministério da Saúde, 2006. 192 p. il. – (Série A. Normas e Manuais Técnicos) (Cadernos de Atenção Básica, n. 19) ISBN 85-334-1273-8 1. Saúde do Idoso.
Quais as modalidades de empenho da despesa pública?
Pode tomar meloxicam e dipirona juntos?
O que é a globalização e suas consequências?
Qual a melhor compressão RAR ou ZIP?
Como se pronuncia a palavra mister?
Quem tirou nota 1000 na redação do Enem?
Quantas horas de gameplay tem God of War Ragnarok?
Quantos dias ficar em Recife e Porto de Galinhas?
Qual a importância de uma certificação para a atuação profissional?
O que significa o termo boca de sacola?
Quem são os maiores artistas de todos os tempos?
Quais exercícios posso fazer todo dia?