A tabela periódica atual é organizada em linhas horizontais e segue a ordem dos números atômicos, de forma crescente. A maneira correta de consultar a tabela é lê-la do mesmo jeito que você lê um texto comum, ou seja, da primeira linha e da esquerda para a direita.
A tabela periódica é uma organização sistemática das espécies atômicas descobertas e onde é possível obter informações sobre elas, como número atômico e número de massa. Além disso, ela possibilita o estabelecimento de relações em torno das propriedades periódicas dos elementos, como raio atômico e eletronegatividade.
A massa atômica de determinado elemento químico indica quantas vezes ela é maior que a massa de 1 u ou 1/12 da massa de um átomo de carbono 12. “A massa atômica de um átomo é a sua massa determinada em unidades de massa atômica (u), sendo que 1 u é igual a 1/12 da massa de 1 átomo de carbono 12.”
A tabela periódica tradicional ordena os elementos químicos por número atômico (número de prótons), configuração dos elétrons e propriedades químicas. Elementos que têm um comportamento químico semelhante ficam na mesma coluna.
Química. A origem da Tabela Periódica remonta ao século XIX e teve a participação de grandes cientistas, cujo objetivo principal era identificar, prever e utilizar suas características. A origem da Tabela Periódica ocorreu no início século XIX, por volta do ano de 1829, quando os químicos da época decidiram propor formas de organização dos ...
Famílias ou grupos: corresponde às linhas verticais da tabela periódica, a tabela atual é constituída por 18 famílias. As principais famílias estão destacadas em verde na figura acima, vejamos:
No ano de 1829, o químico alemão Johann Wolfgang Dobereiner organizou a primeira Tabela Periódica da história. Ela apresentava os trinta elementos químicos conhecidos até então e foi batizada por ele de tríades de Dobereiner. A tabela periódica de Dobereiner foi
Em 2016, novos elementos químicos da tabela foram oficializados: Tennessine (Ununséptio), Nihonium (Ununtrio), Moscovium (Ununpêntio) e Oganesson (Ununóctio). Os novos elementos químicos sintetizados são chamados de superpesados por conterem em seus núcleos um número elevado de prótons, que vem a ser muito superior aos elementos químicos ...