Brincando a gente aprende a dividir
Dada a sua idade, o bebé ainda não sabe muito bem o que é dele e o que não é, mas o tema da partilha já pode começar a ser introduzido. Comece a dar uns "pequenos toques" para demonstrar ao bebé que "o outro" também existe e para começar a prepará-lo para a outra fase do seu desenvolvimento.
Compartilhar é multiplicar! Na infância, brincar e se divertir funciona como um agente da educação infantil; aprender a compartilhar os brinquedos, por exemplo, é um grande ensinamento. Muitas crianças têm resistência em dividir os objetos que elas nutrem tanto apreço.
Mostre, sempre que possível,Mostre,sempre que possível, que o amigo também está disposto a cooperar e reforce as atitudes positivas relacionadas ao ato de compartilhar, inclusive a satisfação da própria criança ao receber um brinquedo que foi emprestado pelo colega.
6 valores importantes para ensinar às crianças desde cedo
Atividades lúdicas
As crianças não nascem com o instinto de partilha e aprender a dividir faz parte do processo normal de desenvolvimento infantil, mas isso implica empatia, respeito ao próximo, habilidade de se colocar no lugar do outro e o desejo de viver em harmonia, portanto, uma aprendizagem difícil para as crianças.
Partilhar para acrescentar, aumentar, transformar em algo muito mais significativo e útil, que possa ser desfrutado pelo maior número de pessoas possíveis. O mundo em si já é uma grande partilha.
Compartilhar é muito mais do que a ação material de emprestar algo, envolve também outros valores como a entrega, a dedicação e o tempo. Para aprender a compartilhar o tempo, a criança vai compreender e ter que esperar a sua vez.
Partilhar é uma forma de fazer com que você veja novas perspectivas. Que o trabalho seja melhor para todos. Se você sabe, contribua para o crescimento dos outros, acredite que quando você partilha você pode aprender todos os dias, porque todos de alguma forma têm sempre algo novo para mostrar.
Não tem sentido obrigar os filhos a compartilhar, o que eles devem aprender é a quem, quando e como compartilhar, por eles mesmos. E o melhor exemplo é o dos pais, sempre.
Para aprender a compartilhar o tempo, em certas ocasiões, são muito úteis as brincadeiras nas quais as crianças tenham que esperar que deem atenção a elas, enquanto a atenção está direcionada a outra criança que já sabe compartilhar.
Levar os alunos para fora da sala de aula é uma estratégia básica para ensiná-los sobre meio ambiente. Pode ser um passeio em um parque próximo da escola, a uma lagoa da cidade ou até mesmo no parquinho da instituição, onde seja possível sentir o vento, ouvir o barulho de pássaros e olhar para o céu.
Por isso, listamos algumas dicas de atividades práticas e divertidas para trabalhar o meio ambiente na educação infantil. Confira: Plante uma horta. Fazer uma pequena horta de temperos e pequenos frutos como morango e tomate cereja é uma atividade simples, mas cheia de significado!
Quem foi culpado pela Guerra do Paraguai?
Cores que combinam com dourado?
Como colocar um item à direita CSS?
Quais as piores empresas do mundo?
Como falar com atendente do Bolsa Família?
Para que serve a punção venosa com jelco?
Qual o índice de reajuste de aluguel do mês de setembro?
Como obter 50 de desconto no registro do primeiro imóvel?
Significado de sonhar com gato arranhando?
Como descobrir o número do IPTU pelo endereço RJ?
Como Tomar zinco antes do botox?
Como se escreve a palavra acurada?
Quais são os pontos negativos da apropriação cultural?
Qual a diferença entre NC e CNC?