O cateter intravenoso jelco é um dispositivo médico básico, usado para introdução de medicação na corrente sanguínea. É composto por uma agulha e revestimento flexível, tendo a possibilidade de, após o acesso venoso, poder retirar a agulha, ficando apenas o revestimento.
Assim, os jelcos são indicados para a administração venosa de grandes volumes de medicações, substâncias irritantes que poderiam causar necroses por outra via, quando é necessária a ação imediata da droga e para infusão rápida de soluções. Também podem ser encontrados em diferentes calibre (14, 16, 18, 20, 22 e 24).
Jelco: acesso venoso composto por uma agulha e um invólucro, flexível e permanente, é fixado com fita adesiva na pele do paciente para a administração da medicação.Com este dispositivo, a agulha é retirada após o cateterismo venoso, permanecendo na luz do vaso, apenas o cateter (mandril) flexível.
Inserir o cateter na veia com a mão dominante com o bisel da agulha voltado para cima, em ângulo de 30º, 1 cm abaixo do local da punção. Após a verificação do refluxo sanguíneo, pedir para o paciente abrir a mão, introduzir delicadamente o corpo do cateter e retirar o mandril (cateter sobre agulha). Soltar o garrote.
São numerados em números pares do 14 (maior e mais calibroso) até o 24(menor e mais fino): Jelco 14 e 16: Adolescentes e Adultos, cirurgias importantes, sempre que se devem infundir grandes quantidades de líquidos.
20 curiosidades que você vai gostar
Os jelcos são numerados em números pares do 14 (maior e mais calibroso) até o 24 (menor e mais fino). Cada numeração tem uma indicação específica, como você pode ver abaixo: Jelco 14 e 16: usado em adolescentes e adultos, em cirurgias importantes e sempre que é necessário infundir grandes quantidades de líquidos.
Utilizado em enfermarias, hospitais e laboratórios, o scalps ou a borboleta — como é popularmente chamada, é bastante utilizada para coleta de sangue, e também aplicação de medicação intravenosa.
A punção no dorso da mão é recomendada para pacientes que possuem acesso venoso difícil nas outras veias. Já as punções nos membros inferiores, só podem ser realizadas com autorização médica.
Quantas vezes podemos puncionar um acesso venoso difícil de um paciente? Temos utilizado a informação oficiosa de até 3 vezes, ou seja podemos puncionar o paciente até 3 vezes, alternando o sítio de punção.
Os locais de punção endovenosa mais comuns são a face anterior e posterior do antebraço. Não use as veias das mãos nos idosos ou em pacientes que deambulam. A inserção endovenosa em veias dos MMII é comum em crianças, porém esses locais devem ser evitados em adultos pelos riscos de tromboembolismo.
- Cor: Azul; - Composição do Introdutor de Segurança e Protetor de Agulha: Polipropileno, policarbonato, aço inoxidável ASTM 304, polietileno, acrílico UV, silicone, ciclometicona, hexametildisioloxano; - Composição do cateter: Polipropileno, poliuretano, hexano, silicone, níquel.
Você conhece por abocath ou jelco ou outro nome? Eles são cateteres de curta permanência para administrar soroterapia medicamentosa. A agulha é utilizada para perfurar a pele até chegar ao acesso venoso, sendo retirada após a punção, mantendo apenas o cilindro flexível.
Os Cateteres Flexíveis, também conhecido como “Abocath, Jelco” são cateteres de curta permanência que servem para monitorar o paciente, administração de soroterapia medicamentosa, onde são constituídos por materiais cilíndricos, canulados e perfurantes.
O scalp deve ser utilizado para administração imediata de medicação, onde não há necessidade de se manter o acesso no paciente. Já o cateter deve ser empregado para utilização intermitente de fluídos, onde há a necessidade de se manter o acesso no paciente por um período prolongado.
No caso do produto, a substituição é recomendada pelo menosa cada 72 - 96 horas em adultos e em pacientes pediátricos e neonatos recomenda-se deixar o cateter no local até que a terapia IV seja concluída, a menos que ocorram complicações (por exemplo, flebite e infiltrção), conforme as diretrizes para a prevençãode ...
Scalp e cateter jelco são dois dos materiais mais utilizados em hospitais nos procedimentos de acesso venoso periférico.
Limitar no máximo a duas tentativas de punção periférica por profissional e, no máximo, quatro no total. Múltiplas tentativas de punções causam dor, atrasam o início do tratamento, comprometem o vaso, aumentam custos e os riscos de complicações.
O tempo de permanência do cateter variou entre três e 120 horas, com a média de 49 horas. A Enfermagem desenvolve importante papel na prevenção das complicações associadas à manutenção do acesso venoso periférico, devendo avaliar criteriosamente os riscos de flebite.
Outra regra importante é andar muito e ficar em pé o mínimo de tempo possível. Esportes como ciclismo, caminhada nórdica e corrida leve também são bons para as veias e para a bomba muscular. Além disso, o fluxo sanguíneo pode ser melhorado por exercícios específicos para as veias.
A "veia difícil" é consequência das dificuldades encontradas pelos profissionais, para manter os recém-nascidos em terapia intravenosa durante a internação e deve ser considerada uma complicação do uso frequente de acessos venosos periféricos que levam ao esgotamento da rede venosa e às múltiplas punções.
Olá, As vezes por estresse desencadeado pelo medo da punção venosa, pode haver liberação de adrenalina na circulação e as veias ficarem menores por um determinado período. Chamamos este fenômeno de vasoconstrição.
Scalp é um dispositivo bastante usado em infusões intravenosas de curta duração. Indicado para procedimentos rápidos, pois, durante a utilização do dispositivo, a agulha que acompanha o scalp fica dentro da veia do paciente. Em longos períodos pode causar lesões.
É necessário atentar para os locais x idade onde não é indicada a realização da coleta capilar de sangue. São eles: área central do calcanhar, dedos de crianças menores de um ano de idade, locais edemaciados ou previamente puncionados, dedos de um mesmo lado de uma mastectomia.
Quanto menor o número, maior é o calibre e assim temos as seguintes indicações: Calibre 19G (bege): indicado para veias de grande calibre (adolescente, adulto e idoso), para infusões de medicamentos em grande dosagem e coleta de sangue.
Como ver o histórico de ligações TIM?
O que fazer para aumentar a renda na crise?
Quanto tempo para reativar o Crea?
Como calcular aulas previstas e dadas?
Onde posicionar a almofada da cadeira gamer?
Onde posso encontrar frase para compartilhar no face?
Como saber se uma franquia é confiável?
Qual a importância da taxonomia para a classificação dos seres vivos?
Como estudar em outro estado pelo Enem?
Como posicionar luz para gravar?
Como saber se o NAT está aberto?
Quem pode ter acesso ao CadSUS?
O que é viver um dia de cada vez?
Como ganhar espaço em quarto de casal pequeno?
O que acontece se o MP não aditar a denúncia?
Qual a cor da madeira de carvalho?