Pensando nisso, o post de hoje traz algumas dicas simples de como é possível incentivar seus filhos a desenvolverem uma alimentação saudável!
“A comida funciona como uma linguagem pois por meio dela construímos uma relação com os outros. Como escola devemos promover uma educação alimentar saudável e ainda reduzir o desperdício e promover a sustentabilidade. Além disso, o projeto acaba trabalhando a atenção e a motricidade fina das crianças”, pontuou.
Como promover a alimentação saudável na escola
Todos conhecem a importância de uma alimentação saudável durante toda a vida. Sem uma alimentação balanceada os riscos de doenças cardíacas, diabetes, deficiências imunológicas entre outros problemas. Por isso na infância, crianças que estão na educação infantil, devem ter uma alimentação saudável.
Para iniciar a atividade o professor deverá dividir a turma em grupos, sendo que cada grupo será um nutriente (carboidrato, lipídio, proteína, sais minerais e vitaminas). Cada grupo terá que realizar uma pesquisa sobre o seu nutriente e levar para a sala de aula alimentos que representem aquele nutriente.
Objetivo específico – Despertar os hábitos de uma boa alimentação e o conhecimento do aluno para a importância de consumir alimentos saudáveis, favorecendo sua qualidade de vida e a de seus familiares.
Objetivos. 1) Identificar os grupos alimentares que fazem parte de uma alimentação saudável e equilibrada; 2) Levar os alunos a conhecer seus próprios hábitos alimentares; 3) Desenvolver consciência crítica a respeito de hábitos alimentares.
A alimentação saudável na infância e na adolescência promove a saúde, o crescimento, o desenvolvimento e previne problemas de saúde, tais como a anemia por deficiência de ferro, obesidade, e cárie dental; e pode prevenir problemas de saúde em longo prazo, como doenças cardíacas, câncer, diabetes, hipertensão, ...
Outro argumento importantíssimo sobre a alimentação balanceada e saudável na escola, é que na infância é que criamos preferências alimentares. E quando a criança aprende a comer direito, reduz o risco de desenvolver doenças cardíacas, diabetes, deficiências imunológicas, obesidade, entre outros problemas...
Essas são algumas maneiras de trabalhar uma alimentação saudável na educação infantil e, com o passar dos anos, essas crianças se tornaram adultos saudáveis que podem repassar essas dicas para os seus filhos. É preciso reconhecer a importância da escola no futuro alimentar das crianças.
Na educação infantil de algumas escolas os pais das crianças são incentivados a optarem por opções de lanches saudáveis ao arrumarem os lanches dos filhos e diversas cantinas escolares estão banindo as frituras das prateleiras. Existem também atividades que os professores podem fazer para incentiva a alimentação saudável na educação infantil.
Por que a alimentação saudável na escola é importante? A nutrição infantil não se restringe ao fato de manter a criança bem alimentada e pronto. Ela está ligada a diversos itens, imprescindíveis para o desenvolvimento corporal, motor e intelectual. E por que isso acontece?
Ter uma alimentação saudável é de grande importância para famílias brasileiras, mas não é o que acontece nos dias de hoje, segundo estudos de nutricionistas a criança que não se alimenta de modo correto pode não crescer adequadamente, tendo dificuldades de concentração nas atividades e fraqueza para brincar.
Como se chama uma pessoa que se irrita facilmente?
Quais são as recomendações em segurança em projetos elétricos?
Como saber se a imagem está em alta resolução?
Quanto custa rebaixar o carro?
O que acontece quando o fiador renúncia ao benefício de ordem?
Quais são os verbos mais usados em português?
Qual é a função do estrógeno e da progesterona?
Qual o melhor pantoprazol ou lansoprazol?
Quais as diferenças entre doenças causadas por vírus e bactérias?
O que é hipotermia na enfermagem?
Quem tem problema no rim pode tomar chá?
Como saber se estou com infecção urinária ou candidíase?
Quantas tartarugas morrem no Brasil?