Publicado em 29/01/2021 - 12:43 Por Abel Vítor, da Rádio UFS FM - Aracaju. Em janeiro deste ano, 266 tartarugas mortas foram encontradas no litoral sergipano. O número é maior que o total desta ocorrência no ano passado, quando foram registradas 150 mortes dos répteis da ordem dos quelônios.
Os números foram estabelecidos a partir de diversas necropsias realizadas em espécies marinhas, incluindo 197 mamíferos, dos quais duas espécies estão listadas como em extinção, 573 aves, das quais duas estão listadas e 2.955 tartarugas marinhas, das quais cinco foram listadas.
À TV Bahia, o especialista informou que cerca de 150 tartarugas em idade reprodutiva já morreram em 2020.
Só no ano de 2016, cerca de mil tartarugas morreram ao ingerir plástico no oceano da região – são três por dia! Os dados são do Instituto Argonauta, entidade sediada em Ubatuba, que se dedica a produzir pesquisas sobre conservação marinha.
Tartarugas são animais de estimação semi-aquáticos que requerem cuidados avançados e uma dieta especial. Elas são delicadas e sensíveis a mudanças no ambiente e podem morrer se ficarem estressadas ou doentes.
39 curiosidades que você vai gostar
Todo mundo sabe que tartarugas conseguem se proteger de praticamente tudo assim que elas entram em sua carapaça — no entanto, o sistema de proteção tem um perigosíssimo problema: se o animal fica de barriga para cima, é praticamente impossível voltar a posição original e ele pode até acabar morrendo.
■
Mesmo que a cabeça e os membros ainda estejam dentro do casco, ele está bem e está apenas hibernando. Mas se as pernas e a cabeça do jabuti caírem e balançarem ou se estiverem flácidas quando você cutucá-lo, então o animal provavelmente está morto.
Publicado em 29/01/2021 - 12:43 Por Abel Vítor, da Rádio UFS FM - Aracaju. Em janeiro deste ano, 266 tartarugas mortas foram encontradas no litoral sergipano. O número é maior que o total desta ocorrência no ano passado, quando foram registradas 150 mortes dos répteis da ordem dos quelônios.
De acordo com um novo estudo, tartarugas marinhas se interessam por plástico, pois eles cheiram como a comida que elas consomem. Já vimos vídeos virais o suficiente sobre tartarugas com canudos presos no nariz para mostrar que o plástico é uma ameaça para elas.
Poluição das águas
Esse tipo de poluição interfere na alimentação e locomoção e prejudica o ciclo de vida das tartarugas marinhas. É uma das principais ameaças, pois degrada o ambiente marinho como um todo. A ingestão de plástico e outros resíduos está relacionada aos hábitos alimentares das tartarugas marinhas.
Para reduzir o número de mortes de tartarugas presas em redes, uma nova tecnologia – bastante simples, aliás – está sendo testada. Cientistas têm usado lâmpadas LED. O objetivo é que, tornando as redes mais visíveis, os animais marinhos não fiquem presos nelas.
As tartarugas, principalmente, sofrem com o lixo nos oceanos ao ingeri-los como se fossem alimentos. Ao pesquisar sobre o tema, um grupo de cientistas da Universidade da Carolina do Norte, nos Estados Unidos, descobriu que isso ocorre pois elas são atraídas pelo cheiro do plástico que flutua nas águas.
As tartarugas são atraídas pelo cheiro do plástico que flutua nos oceanos. ... As tartarugas reagiram aos pedaços de polietileno de uma garrafa limpa como se fosse a brisa do mar. A cada ano, vários milhões de toneladas de plástico acabam no mar. Animais marinhos se deparam com esses resíduos e até os comem.
São minutos de agonia até que ambientalistas conseguem retirar um canudo preso na narina de uma tartaruga marinha. Estima-se que somente os americanos usem - e descartem - 500 milhões de canudos plásticos por dia. Cada um leva pelo menos 500 anos para se decompor na natureza.
O canudo de plástico representa 4% de todo o lixo plástico do mundo e, por ser feito de polipropileno e poliestireno (plásticos), não é biodegradável, podendo levar até mil anos para se decompor no meio ambiente!
Além disso, o canudinho é composto por polipropileno e poliestireno (plásticos), elementos não biodegradáveis, podendo levar até mil anos para se decompor no meio ambiente!
Nos Estados Unidos, o período de hibernação do jabuti é de outubro ou novembro até o fim de fevereiro ou o início de abril. A maioria das tartarugas e cágados hiberna por algo entre dois e quatro meses. Há também espécies que hibernam até seis meses, embora um período tão longo não seja necessário em cativeiro.
Ele então escolhe ou cava um abrigo e se recolhe no interior da carapaça, onde entra em uma espécie de sono profundo, quando seu metabolismo, respiração e batimentos cardíacos diminuem drasticamente. A hibernação pode até ser confundida com a morte por um observador.
Existem duas espécies de jabutis reconhecidas para o Brasil, a saber: jabuti-piranga (Geochelone carbonaria) e jabuti-tinga (Geochelone denticulata). Vivem bastante, em média vivem 80 anos, mas podem chegar até os 100 anos.
É que quando esses animais ficam nessa posição em superfícies lisas como numa praia, por exemplo, eles não conseguem retornar para a posição normal sozinhos. Se não for socorrido, o animal pode morrer depois de 20 dias.
Coloque a tartaruga na sombra com a cabeça mais baixa que o corpo. Se possível, coloque um pano úmido sobre o casco. Ela pode demorar muitas horas para se recuperar. Quando ela estiver se mexendo libere-a ao mar.
Toque o animal para confirmar
Se ainda assim ela continuar parada, coloque-a delicadamente de costas em uma superfície firme. O procedimento fará com que ela entre em pânico e tente se virar. Assim, se ela se mover, é possível conformar que ainda está com vida. Caso contrário, o animal infelizmente está morto.
Tartarugas como as tartarugas caixa (Terrapene spp), que dividem o seu tempo entre o solo e a água geralmente preferem minhocas, frutas e insectos como grilos e tenébrios. Algumas podem comer granulados depois de amolecidos em água. Suplemente com verduras.
Como consumidores, atingem diversos níveis na cadeia alimentar. Exercem controle das populações de esponjas, medusas, algas e grama marinha, entre outras. Durante os seus diferentes estágios de vida, alimentam-se de mais de 200 táxons de vertebrados e invertebrados.
As águas residuais, o vento, a chuva e as inundações também levam o plástico terrestre até os oceanos, especialmente aqueles de um só uso — sacolas, canudinhos, cotonetes de algodão ou embalagens — que, ao serem mais leves, voam para a costa ou entram na rede fluvial até chegarem ao mar.
Quantas colheres de óleo de rícino no shampoo?
Como fazer um painel de indicadores?
Quando você ouve a palavra conectivos o que vem a sua mente?
Como criar um plano de saúde para pet?
Como desbloquear filmes no Netflix na TV?
O que é um plano de tratamento?
Como preparar Roundup Original DI?
Quem tem cabelo cacheado pode lavar todos os dias?
Como montar um ponto de venda?
Como usar os caracteres especiais do teclado do notebook?
Como montar um organograma no Libre Office?
Para que serve o óleo essencial de lemongrass?
Qual é o código de atravessar paredes Pokémon Fire Red?
Para que serve o óleo de babaçu no cabelo?
Tem travessão no teclado do celular?
Quanto custa um cachorro da raça lulu da pomerânia?
Como é o costume dos libaneses?