A proposta é muito simples: fazer com que os seus alunos encontrem objetos utilizando um ou mais mapas, a fim de que eles compreendam a importância de estudar cartografia. Para isso, antes de iniciar a aula, o professor deve produzir um mapa – ou um esboço – da área em que será realizada a brincadeira.
Para trabalhar cartografia no ensino de Geografia necessita-se trabalhar um dos temas próprios dos estudos geográficos: a noção de espaço. Esta é, segundo HEIDRICH (1991), uma habilidade do ser humano, a qual se desenvolve através da relação do sujeito com o meio.
Investigar, enxergar, imaginar, desenvolver e construir o pensamento lógico espacial são requisitos importantes para a alfabetização da linguagem cartográfica, já que o conceito de espaço é muito abstrato para uma criança.
Estratégias de ensino-aprendizagem
Cartografia é um importante conteúdo do ensino por ser uma linguagem peculiar da Geografia, por ser uma forma de representar análises e sínteses geográficas, por permitir a leitura de acontecimentos, fatos e fenômenos geográficos pela sua localização e pela explicação dessa localização, permitindo assim sua ...
A Alfabetização Cartográfica nas series iniciais deve permitir que o aluno leia o mundo criticamente, entenda as relações da sociedade e sua influência no espaço, trabalhando conteúdos significativos, que fazem parte do cotidiano desse aluno.
Em diferentes faixas etárias, a leitura de mapas desenvolve a compreensão de direção, localização e proporções.
Cartografia é a ciência de produzir mapas (representação visual de aspectos naturais, políticos, populacionais e outros de uma região) a partir de dados e técnicas matemáticas.
Alfabetização cartográfica contribui para habilitar o aluno do saber geográfico que lhe permita a raciocinar e transformar o seu lugar no espaço.
A alfabetização cartográfica exige um processo dinâmico de aprendizagem, com base na construção do conhecimento feita na interação entre professores e alunos e alunos com outros alunos. Segundo Castrogiovanini & Costella: [...] alfabetizar é possibilitar situações ao aluno que o levem a pensar, a fazer relações.
Por isso, é preciso desenvolver atividades com esse objetivo desde cedo. Por meio da alfabetização cartográfica, a turma entende conceitos básicos para conseguir interpretar e produzir representações com proficiência crescente. Para tratar da cartografia de modo aprofundado, NOVA ESCOLA planejou cinco reportagens.
O professor pode utilizar ainda diversas atividades para trabalhar os conceitos de cartografia em sala de aula como maquetes, mapa do corpo, planta da sala de aula, construção de uma bússola, trabalho com fotos, entre outros (ALMEIDA, 2001).
Uma ampla diversidade de atividades são propostas para o estudo de cartografia nas escolas (Figura 1), na qual a atividade mais utilizada com os alunos é o trabalho com mapas que atinge uma porcentagem de 38%. Outras atividades também são realizadas, como maquetes (16%) e vários jogos (16%).
INTRODUÇÃO A cartografia permite ler e interpretar o espaço próximo ou distante através de símbolos que se relacionam entre si, representando no papel um espaço reduzido, que fornece ao leitor informações que o ajudarão a se localizar no espaço e a compreender os diferentes espaços do mundo e suas dimensões.
Como baixar livros em PDF grátis no celular?
Quais são os valores de um relacionamento?
Qual a diferença entre oxigênio medicinal e o industrial?
Quais as cidades mais populosas de Santa Catarina?
O que é preciso para ser uma it girl?
Qual é o assunto do texto consumo consciente?
Quais são as primeiras cidades do mundo?
O que se faz com a borracha da seringueira?
Quais são as modalidades dos Jogos Olímpicos atuais?
Como se dá as hipóteses de representação?
O que acontece com a viscosidade em líquidos e gases com o aumento da temperatura?
Como consultar o nome no SPC pelo celular?
Qual é o objeto de estudo da psicologia da personalidade?
Qual curso combina com Segurança do Trabalho?