Quando o enfermeiro desenvolve a competência liderança, pode ocorrer a diminuição no descontentamento por parte dos membros da equipe de enfermagem relacionados à jornada de trabalho e a remuneração, já que ele contribui com o envolvimento, satisfação e motivação na atividade profissional dos membros dessa equipe.
As características da liderança na enfermagem
Neste sentido, os enfermeiros que almejam prosperar na posição de líder da equipe de enfermagem necessitam desenvolver algumas características, sendo elas: comprometimento, credibilidade, comunicação, responsabilidade, bom senso, autoconhecimento e o bom humor.
Enfermeiros-líderes estabelecem o tom para o atendimento com base na equipe. A qualidade do cuidado, do tratamento e dos serviços depende da coordenação e da comunicação do plano de cuidado entre a equipe de atendimento de saúde, com o objetivo de otimizar os recursos e proporcionar segurança ao paciente.
Se você considerar os quatro elementos essenciais da confiança (integridade, honestidade, promessa de manutenção e fidelidade) todos eles voltam à esta noção básica.
O líder faz a distribuição e orientação das atividades para outros profissionais da Enfermagem, além de avaliar o atendimento e cuidados prestados aos pacientes. Deve ainda ter conhecimento sobre os pontos fortes e fracos de sua equipe para saber como delegar melhor as funções sem comprometer a segurança dos pacientes.
Enfermeiros-líderes estabelecem o tom para o atendimento com base na equipe. A qualidade do cuidado, do tratamento e dos serviços depende da coordenação e da comunicação do plano de cuidado entre a equipe de atendimento de saúde, com o objetivo de otimizar os recursos e proporcionar segurança ao paciente.
Além disso, a liderança na enfermagem é uma estratégia para almejar ou manter bons indicadores, inserir novas demandas e solicitar a contratação ou o desligamento dos funcionários.
Por isso, é essencial que os enfermeiros desenvolvam habilidades de liderança, para organizar o setor, avaliar constantemente o desempenho dos funcionários e propor medidas para resolver situações complicadas.
O estilo de gestão e liderança adotados pode propiciar condições que facilitem as atividades e a criação de um ambiente de comprometimento da equipe. Por esse motivo, a enfermagem necessita de líderes proativos e empenhados em realizar transformações no ambiente de trabalho.
Enfermeiros líderes. Mesmo sem o conhecimento aprofundado do modelo teórico das práticas de liderança, podem desenvolver as práticas da liderança exemplar em sua atuação, tais como: dizer o que as pessoas precisam fazer e dar exemplos vivos dos ideais que acreditam (traçar o caminho).
Quanto tempo o INSS tem para pagar auxílio-doença?
Quem tem colesterol alto pode comer tilápia?
Como aquecer a piscina no inverno?
O que é ser um médico residente?
Como preencher nome e sobrenome composto?
Qual o final da Dani em Chiquititas?
O que acontece se eu não pagar o GRU do passaporte?
São exemplos de cores secundárias?
O que era o fruto que Eva comeu?
Qual é a melhor estratégia para o enfrentamento das múltiplas expressões da questão social?
Como fazer a nova guia voltar ao normal?
Como escrever comunicação interna?
Quando a diretora Olívia morreu?
Quanto tempo demora para colar o osso da perna?