Existem vários exemplos de métodos físicos e químicos para retirar esses poluentes do solo, como incineração do solo, escavação e lavagem do solo. Em geral, os métodos químicos e físicos têm um custo alto, são trabalhosos, perturbam a microflora do solo e podem alterar as propriedades do solo de forma irreversível.
Em parceria com cientistas norte-americanos, os estudantes da Universidade Politécnica de Francisco I. Madero, no México, descobriram que o coentro tem potencial para eliminar impurezas e retirar metais pesados da água de forma orgânica.
As principais técnicas de biorremediação de solos contaminados com metais tóxicos estão associadas à biolixiviação, biomineralização, biotransformação, bioacumulação e biossorção (Figura 2), cujos mecanismos incluem principalmente transformação de valência, volatilização e precipitação química extracelular (Wu et al., ...
De forma geral, porém, o transporte de solutos no solo é afe- tado por dois mecanismos básicos: a difusão e a advecção.
Encontrados no solo, água e fertilizantes, metais pesados como mercúrio, chumbo, cádmio e cromo podem reduzir a produtividade no campo e provocar sérios danos à saúde. ... Já o alumínio e o cádmio provocam riscos até em baixa quantidade, inibindo o desenvolvimento radicular e até matando as plantas.
Pesquisas demonstram que a descontaminação dos solos que contém metais pesados por húmus é uma alternativa extremamente eficaz para impedir a contaminação. Você pode evitar consumir alimentos com metais pesados dando preferência para orgânicos, que não utilizam fertilizantes ou agrotóxicos em sua produção.
O ideal é o filtro de osmose reversa, capaz de retirar esses poluentes de forma eficaz. Se você acha que pode estar contaminado com chumbo, converse com seu médico e peça um exame de cabelo, capaz de identificar esses metais.
Há basicamente dois tipos de biorremediação do solo:
Bactérias dos gêneros Bacillus, Pseudomonas, Rhodobacter e Achromobacter são exemplos de microrganismos capazes de degradar petróleo e seus derivados por um processo conhecido como biorremediação. Além das bactérias, fungos e plantas também são utilizados para remover ou degradar contaminantes ambientais.
Em geral, os metais pesados estão naturalmente presentes em solos e em sistemas aquáticos mesmo que não exista interferéncia humana no ambiente. A sua concentração no solo pode aumentar quer por processos naturais (meteorização de rochas e a lixiviação no perfil do solo, por exemplo) como por atividades humanas. Destas últimas]
Quando recebe a denominação de “pesado”, o metal é caracterizado como mais denso que os outros metais, ou seja: os átomos ficam mais próximos uns dos outros. Um centímetro cúbico de um metal leve pesa aproximadamente 1,7 grama, enquanto a mesma medida de um metal pesado pode chegar a 6 gramas.
Quando entram em contato com o organismo, os metais pesados atraem para si dois elementos do corpo: as proteínas e as enzimas que, quando se unem ao metal, param de funcionar e podem levar à morte. Eles também se ligam às paredes celulares e fazem com que o transporte de nutrientes seja dificultado.
Qual o tipo de tratamento para hipertireoidismo?
Como deixar um ambiente rústico?
Como fazer terapia no tornozelo?
Como fazer os dois olhos iguais?
Como mexer no grave no Spotify?
O que acontece com o feto em cada semana?
Como alterar a ISO do Windows?
Como solicitar atestado de matrícula Anhanguera?
Como funciona a mente de um perfeccionista?
Como lidar com enteados difíceis?
Qual o correto escutar ou escultar?
Como se depilar para uma cirurgia?
Qual a importância de se ter um pensamento crítico?