A moleira alta, mas flexível ou almofadada, é algo normal e que não apresenta problema. No entanto, se você perceber que está alta e tensa, pode ser um sinal de pressão intracraniana por alguma razão. Nesse caso, é fundamental encaminhar o bebê para a urgência médica.
Normalmente, ocorre entre o oitavo e o décimo mês de vida do bebê. Quando está normal? Consideramos a fontanela normal quando passamos os dedos sobre a região e ela está flexível. A “moleira” é resistente o suficiente ao toque gentil do adulto.
Moleira alta, baixa ou pulsando
O que não pode acontecer é ela estar alta e tensa, o que é um sinal de que está aumentando a pressão no cérebro da criança por algum motivo – seja zika, meningite, hidrocefalia, ou outras doenças.
A moleira alta ou abaulada pode indicar um quadro de meningite, hidrocefalia, edema cerebral, hemorragia intracraniana, traumatismo craniano, entre muitas outras situações ou doenças que aumentam a pressão interna da cabeça e podem causar sérios danos ao desenvolvimento cerebral do bebê.
A moleira funda é exatamente o que o nome diz. A fontanela fica afundada em relação ao crânio. Se a criança se mantém ativa e bem, pode não ser nada. Porém, se ela estiver mais quieta do que o normal, pode significar alguns problemas: desidratação e desnutrição.
41 curiosidades que você vai gostar
Se a fontanela anterior ("moleira") está tensa e inchando, o cérebro está sob pressão. Como a fontanela normalmente incha durante o choro, avalie-a quando a criança estiver tranqüila e em posição reta.
Quando a moleira do bebê fecha? A região da moleira localizada na frente da cabecinha do bebê, por ser a maior, demora mais tempo para se solidificar, o que pode levar de 12 a 18 meses. Já a da parte posterior do crânio, ou seja, atrás da cabeça, leva, em média, 2 meses para se fechar.
Além de prestar atenção à circunferência craniana, é importante ter alguns cuidados diários com a moleira do bebê. Por exemplo, ao lavar a cabeça, passar a mão suavemente pela região, evitando apalpar ou apertar a moleira.
As pessoas ficam muito preocupadas em saber caso o bebê tome algum vento, se ele pode ficar doente. Mas o que acontece é que o vento por si só, não causa nenhuma infecção no bebê.
Como foi dividido o Brasil no Tratado de Tordesilhas?
Como foram divididos a Índia e o Paquistão?
O que representou a chegada de Cristóvão Colombo à América?
Como saber se o produto Kingston e original?
Como funciona a capela de exaustão?
Como foi a educação de Alexandre o Grande?
Como saber que um resistor está queimado?
Como a África foi dividida em 1885?
Como saber se eu sou deficiente?
Como foi a eliminacao de Carla Diaz?
Como saber se um pote e hermético?
Como saber se um referencial e inercial?
O que fazer para o amor durar para sempre?
Quantas vezes posso tomar fluconazol?