O problema está na hora de escrever. Você precisa saber o seguinte: mau é um adjetivo e mal é um advérbio. Isso significa que devemos escrever mau com "u" sempre que qualificar um substantivo: "mau pressentimento", "mau humor", "mau profissional", "lobo mau"...
1. Um nome criado para se referir a um personagem que aparece em inúmeras fábulas folclóricas, incluindo as Fábulas de Escopo, e nas histórias dos Irmãos Grimm. É um lobo fictício e mal interessado famoso pelo seu apetite e pelo talento em enganar as vítimas.
“Mau” é sempre um adjetivo usado para descrever algo ou alguém de forma negativa. “Mal”, por sua vez, pode ser um advérbio de modo, um substantivo ou uma conjunção. Como advérbio, a palavra indica que algo não foi bem feito.
A palavra mau com “U” é um adjetivo, antônimo de bom. Da mesma maneira que sua homófona, para usá-la da forma correta basta lembrar qual é a palavra contrária dela. A palavra mau tem origem no latim (malu). ... Esse menino foi um mau aluno.
O lobo é reverenciado por sua habilidade de sobrevivência mesmo em ambientes inóspitos e hostis, pela inteligência e por caçarem sempre em grupo. Então, além da inteligência, lealdade e perenidade, o lobo significa astúcia, coragem, amizade, confiança e força.
No entendimento popular, corresponde à idade da mulher ao chegar aos 40 anos de vida, quando, supostamente, atingiria a maturidade e se tornaria dona de seu nariz.
Nessa versão da história, o lobo se vestiu de vovozinha e tentou enganar a menina para se alimentar da carne dela. No final da história, Chapeuzinho e a sua avó conseguiram escapar das garras malvadas do lobo mau, as duas foram salvas por caçadores que conseguiram matar o lobo e a história acabou com um final feliz.
Quem tem medo do lobo mau? = quem tem medo do lobo bom? Refere-se a uma calamidade, dano, desgraça, alguma coisa feita incorretamente, insuficientemente, defeituosamente. É antônimo de bem. Regra infalível para não errar mais. Mau e antônimo de bom, sempre que tiver dúvida, substituam pela palavra ‘bom’.
A palavra mau pode ser apresentada como adjetivo, variando em gênero (mau ou maus) e grau (mau ou mauzão), ou como um substantivo. Mau é utilizado quando ele puder ser trocado pela palavra bom.
Na hora de falar é mais fácil, já que ambas têm a sonoridade bem diferente. Mas, quando se trata de passar para o papel, uma única letra faz muita diferença, afinal, é mal ou mau? É comum que a dúvida entre mau e mal, apareça, afinal, a língua portuguesa possui vários sinônimos e antônimos que podem confundir.
Quantos filos compõem o reino animal?
Como citar artigos e parágrafos?
O que é ser uma pessoa flexível no trabalho?
Quanto custa o exame BERA com sedação?
O que acontece se não pagar uma ação monitória?
Quais são as fases da cicatrização?
Como tomar limão para emagrecer rápido?
Quem nasceu na cabeça de Júpiter?
O que significa a letra u em física?
Qual suco é bom para expelir pedra nos rins?