O conceito de Indústria Cultural surgiu no contexto da Escola de Frankfurt, uma vertente que estudou a teoria social e a filosofia. Ela recebeu esse nome por estar associada a filósofos do Instituto para Pesquisa Social da Universidade de Frankfurt, localizado na Alemanha.
A Indústria Cultural surge em um cenário Capitalista, onde os grandes grupos de mídia e empresas da indústria audiovisual desejam lucrar com a fabricação de produtos voltados para o entretenimento da maioria da população.
Resposta: Através de propagandas e um marketing bem feito, que tentam nos vender produtos inúteis e sem qualidade, nos convencendo de que se comprarmos mudará nossas vidas. Dessa maneira a indústria cultural vende cultura, nos influenciando e nos manipulando da forma que querem.
A Cultura de Massa surge com a ascensão do capitalismo moderno. Assim como a produção de bens de consumo começou a se dar em larga escala, a cultural também passou por este mesmo processo. Diversos pensadores analisaram as implicações deste fenômeno na sociedade.
Por ser um agente forte de identificação pessoal e social, a cultura de um povo se caracteriza como um modelo comportamental, integrando segmentos sociais e gerações à medida que o indivíduo se realiza como pessoa e expande suas potencialidades.
Nesse sentido, a Indústria Cultural define os produtos culturais, a sua quantidade e o tipo a ser consumido. Ela se encontra a serviço das classes dominantes, por isso ela é gerenciada de acordo com as suas necessidades e interesses. Assim, é promovido um padrão no qual as manifestações culturais devem se adequar para fazerem sucesso.
Questão: Sobre o fenômeno da indústria cultural, assinale o que for correto. A cultura, matéria-prima da indústria cultural, é vista tanto como instrumento da livre-expressão e do conhecimento quanto como produto permutável por dinheiro e consumível como qualquer outro.
Apesar do conceito ter sido desenvolvido no século passado, ele ainda pode ser plicado na atualidade. A consolidação da indústria cultural no Brasil aconteceu de forma tardia. Durante a década de 1970 vários pesquisadores passaram a se interessar pelo tema e estudar os seus desdobramentos no país.
Era apenas com a padronização de suas mercadorias que essa indústria poderia satisfazer muitos consumidores. A expressão indústria cultural deveria soar estranha e indicar uma contradição. A indústria possui características distintas da produção que poderia ser legitimamente caracterizada como cultural.
Qual poder do Mangekyo do Madara?
O que é capacitismo e como ele se manifesta?
Quantos gramas tem meia cebola?
Quem vai ser a namorada de Jughead?
Como fazer o plural de siglas?
O que acontece se respirar água?
Qual a cidade mais populosa do Estado de Santa Catarina?
Como saber se a mercadoria tem ST?
Qual a carga horária de um diplomata?
O que o vago e incógnito desejo?
Como saber se é milhão é bilhão?
Qual a melhor linguagem para trabalhar com banco de dados?
Qual o lugar do mundo que não chove?
Como fica o nome depois do divórcio?
Quanto Gusttavo Lima fatura por ano?
Qual é o papel do instrutor de treinamento?